quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Franquia: Importância do cuidado com a fase inicial

Telma Curiel Marcon

As poucas dificuldades e insucesso deste segmento decorrem principalmente da ausência de obediência e acompanhamento da fase inicial.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Como se acostumou a acompanhar nos últimos anos, no mercado em geral, o setor de franquias sempre se destacou e hoje a maioria de novos empreendedores opta por esse formato de negócio.

Isto se deve à expectativa de sucesso no empreendimento, posto que as franquias já têm nome conhecido e os franqueadores now-how que, em tese, já seria meio caminho para o retorno do investimento.

O que a maioria dos empresários que deseja investir neste segmento menos se preocupa é com a formatação do negócio, ou seja, as formalidades de toda a instrumentalização. E é justamente neste aspecto que muitos se decepcionam e podem colocar em risco todo o investimento.

O contrato de franquia é precedido da "Circular de Oferta de Franquia", na qual deve conter todo o escopo do negócio, em linguagem clara, acessível e, principalmente, transparente. Não sendo respeitados tais pressupostos, futuramente, o franqueado poderá requerer a anulação do contrato e todas as consequências daí advindas.

Após esta primeira etapa é que as partes, franqueador e franqueado, assinam o Contrato de Franchising que também deve ser escrito de forma clara e acessível e ainda guardar total similaridade com a COF - Circular de Oferta de Franquia, não podendo em hipótese nenhuma destoar.

Há ainda alguns franqueadores que entre a COF e o Contrato de Franquia, celebram o que chamam de pré-contrato de franquia, o qual é de curta duração e tem como objetivo melhor controle quanto à localização do ponto comercial, abertura das unidades franqueadas, treinamento do franqueado e funcionários, entre outros detalhes importantes para o resultado do investimento.

E é decorrente de todas estas etapas preparatórias e conclusivas que o sistema de franquia vem apresentando excelente desempenho e sucesso dos franqueadores e franqueados.

As poucas dificuldades e insucesso deste segmento decorrem principalmente da ausência de obediência e acompanhamento da fase inicial - Circular de Oferta de Franquia e Contrato de Franquia - por profissionais habilitados, especialmente equipe jurídica; franqueador sem conhecimento total do mercado; franqueado não dedicado; além da própria concorrência de mercado que a cada dia se torna mais acirrada, levando todas as partes envolvidas no contrato de franquia a buscar incessantemente novas ferramentas de gestão, estratégias de mercado e marketing, redução de custos e melhora da produção.

Se os envolvidos no setor de Franquias derem a atenção necessária a toda parte jurídica do negócio e ao estudo de mercado, o sucesso e retorno do investimento certamente poderá ser um caminho mais curto.

_______________

*Telma Curiel Marcon é advogada do escritório Resina & Marcon Advogados Associados.

 

Atualizado em: 28/10/2013 15:47

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Cleanto Farina Weidlich

Cleanto Farina Weidlich

Informativo Migalheiro desde 2007
Renato da Fonseca Janon

Renato da Fonseca Janon

Informativo Migalheiro desde 2017
Márcio Aguiar

Márcio Aguiar

Informativo Migalheiro desde 2020
Antonio Pessoa Cardoso

Antonio Pessoa Cardoso

Informativo Migalheiro desde 2004
Marco Aurélio Mello

Marco Aurélio Mello

Informativo Migalheiro desde 2014
Lilia Frankenthal

Lilia Frankenthal

Informativo Migalheira desde 2020
Ricardo Alves de Lima

Ricardo Alves de Lima

Informativo Migalheiro desde 2020
Taciana Santos Lustosa

Taciana Santos Lustosa

Informativo Migalheira desde 2020
Justiliana Sousa

Justiliana Sousa

Informativo Migalheira desde 2020
Roberto Rosas

Roberto Rosas

Informativo Migalheiro desde 2015
Carolina Amorim

Carolina Amorim

Informativo Migalheira desde 2020
Camila Crespi Castro

Camila Crespi Castro

Informativo Migalheira desde 2019

Publicidade