MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O prelúdio da morte

O prelúdio da morte

Enquanto a diversidade de ideias, e mesmo conflito entre elas, são manifestações de vida, a unanimidade é o prelúdio da morte.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Atualizado às 09:35

A Constituição brasileira consagrou o pluralismo como um dos seus princípios fundamentais. E apesar de o artigo 1º, V. referir-se a pluralismo político não é apenas este que é garantido. O art. 5º, ao garantir a liberdade de expressão (inciso IV) e a liberdade de consciência e crença religiosa (inciso VI), assegura a pluralidade de ideias de maneira ampla, indo muito além do pluralismo político, já por si bastante vasto, uma vez que o político pode abranger uma gama enorme das atividades do espírito.

Mas o importante é que a ideia do plural, da diversidade e das divergências estão, como não poderiam deixar de estar, impregnadas na vida brasileira. "A pluralidade é a lei da Terra" como bem disse Hannah Arendt (A vida do Espírito, Civilização, Rio, 2012, pg. 35), sendo mais explicita logo adiante (pg. 92) ao dizer que "... a pluralidade é uma das condições existenciais básicas da vida humana na Terra".

Verifica-se, portanto, que a Constituição nada mais fez do que estabelecer como princípio uma condicionante natural da vida em sociedade.

Em face do que foi dito, é de espantar esta atração nada inteligente que certas pessoas e a mídia em geral têm pela unanimidade. Gostam das decisões unânimes como os grandes autócratas sempre gostaram e não percebem que sempre que as decisões dos colegiados começam a ser seguidamente unânimes o fim será, quase sempre, a impossibilidade de divergência, a paralisação do progresso das ideias.

A unanimidade não tolera a dúvida e, por conseguinte, paralisa o pensamento, visto que todo pensamento, toda atividade intelectual começa com a dúvida. Sócrates está entre aqueles que cultivaram sistematicamente a dúvida em nome da verdade (Jennifer Michael Hecht, Dúvida - Uma história, Ediouro, Rio, 2005, pg. 35). Penso, logo duvido. Este deve ser o lema dos que procuram conhecer.

Ora, dúvida significa controvérsia, choque de ideias, diversidade de atitudes e comportamento. Portanto, enquanto a diversidade de ideias, e mesmo conflito entre elas, são manifestações de vida, a unanimidade é o prelúdio da morte.

_______________

* Américo Masset Lacombe é mestre e doutor em Direito pela PUC-SP, desembargador Federal aposentado e advogado em SP. Presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca