quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Redes Sociais: se não quer aparecer, previna-se!

Através de acordos pré-nupciais ou contratos, os casais podem estabelecer quais tipos de imagens e informações poderão ser divulgadas nas redes sociais.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Na era do mundo digital, homens e mulheres, sem distinção de cor, idade e religião, compartilham suas rotinas e intimidades nas redes sociais.

Se o compartilhamento é consentido, ótimo. O problema pode surgir quando as imagens e informações são divulgadas sem que o outro ou outra permita ou queira.

Muitos, após o rompimento dos seus relacionamentos, querem saber como fazer para impedir a divulgação de imagens e informações pessoais, por vezes íntimas, nas redes sociais.

Mesmo os mais leigos sabem que a exclusão nas redes sociais de imagens e informações indesejadas é uma luta inglória, sujeita ao insucesso.

Uma vez na rede, sempre na rede. Imagine aquela fotografia íntima ou frase humilhante perpetuando-se no mundo digital.

Os danos decorrentes da divulgação de imagens ou de informações não consentidas e humilhantes podem alcançar a esfera pessoal, causando abalo psicológico, e até mesmo a esfera patrimonial, causando prejuízos econômicos.

Cientes e receosos dos efeitos que possam advir da divulgação de imagens ou de informações não consentidas, casais passaram a determinar como se comportarão nas redes sociais, durante e após os relacionamentos.

Através de acordos pré-nupciais ou contratos, os casais podem estabelecer quais tipos de imagens e informações poderão ser divulgadas nas redes sociais.

Tais acordos pré-nupciais e contratos, para desestimular o descumprimento das regras estabelecidas, chegam a prever penas pecuniárias a quem infringi-las.

Os acordos pré-nupciais e contratos dispondo sobre a divulgação de imagens e de informações nas redes sociais, durante e após os relacionamentos, não têm a intenção de burocratizar os relacionamentos, mas, sim, a pretensão de adaptá-los à modernidade, evitando-se problemas e prejuízos.

______________

* Andréa Angélico Massa é advogada da banca Angélico Advogados.

Atualizado em: 2/7/2014 14:56

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Marília Lira de Farias

Migalheira desde 2020

Lenio Luiz Streck

Migalheiro desde 2005

Stanley Martins Frasão

Migalheiro desde 2002

Daniele Sampaio

Migalheira desde 2020

Gisele Nascimento

Migalheira desde 2017

Carolina Amorim

Migalheira desde 2020

Miguel Reale Júnior

Migalheiro desde 2003

Letícia Baddauy

Migalheira desde 2020

Maria Berenice Dias

Migalheira desde 2002

Gustavo Santiago Martins

Migalheiro desde 2019

Publicidade