MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Gestão de pessoas na advocacia

Gestão de pessoas na advocacia

Pessoas inteligentes, motivadas, criativas, competentes agregam valores às empresas, criam produtos e serviços inovadores e trabalham mais empolgadas com o sucesso, levando a empresa a um futuro promissor.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Atualizado às 06:54

Em meados do século passado, estudiosos voltaram suas atenções à influência que o homem e suas capacidades transformadoras exerciam nas organizações.

Com o desenvolvimento das Ciências Humanas, a organização deixou de ser analisada tão somente por sua capacidade produtiva e geração de lucros; mas também pelo capital humano, a ela agregado.

O termo "capital humano" remete-nos a conceitos de educação, inovação, criatividade e conhecimento, entre outros aspectos intangíveis.

Desde que bem trabalhados, os ativos gerados pelo esforço humano impulsionam uma organização para o sucesso e representam a nova fronteira a ser ultrapassada para quem deseja obter vantagem competitiva.

Cada vez mais, percebemos o movimento das grandes organizações preocupadas em fomentar a produção do conhecimento e, ainda, recrutar pessoas que valorizem essa nova maneira de se pensar a gestão empresarial.

As pessoas constituem o capital intelectual das empresas e valerá cada mais, à medida que se transformar em qualidade e competitividade para a organização.

Uma cultura focada no desenvolvimento de talentos deverá desenvolver-se nas organizações.

Pessoas inteligentes, motivadas, criativas, competentes agregam valores às empresas, criam produtos e serviços inovadores e trabalham mais empolgadas com o sucesso, levando a empresa a um futuro promissor.

Para manterem-se à frente dos concorrentes, as líderes de mercado necessitam de grandes ideias inovadoras que provêm de pessoas, de profissionais talentosos e capacitados.

Segundo Chiavenato, o capital humano vale mais à medida em que influencia as ações e os destinos da organização, destacando quatro alavancadores:

1. Autoridade - dar autonomia às pessoas. O líder deve distribuir maiores responsabilidades aos seus subordinados, para que possam tomar decisões independentes e trabalhar de acordo com que aprendem e dominam.

2. Informação - a informação desejada deverá chegar a todos os interessados, no intuito de auxiliar a tomada de decisão e a busca de novos caminhos.

3. Recompensas - dar recompensas pelo trabalho, torna-se um forte motivador para que outros trabalhos sejam muito bem realizados.

4. Competências - desenvolver as competências individuais de cada funcionário. Quando as competências de que a organização precisa para alcançar seus objetivos são definidas e cria-se condições internas para que as pessoas aprendam e desenvolvam tais competências da melhor maneira possível, desenvolvem-se talentos.

O trabalho está se tornando cada vez mais intelectual, e cada vez menos rotineiro e repetitivo.

As organizações que buscam a perenidade deverão, além de reter seus talentos, treinar e desenvolver as pessoas.

Falemos, agora, de um segmento que vem crescendo e se destacando no mercado de serviços, os escritórios jurídicos.

Com o advento da terceirização e a evolução dos escritórios de advocacia, a prática da gestão de pessoas foi, rapidamente, absorvida e aplicada em suas estruturas. Muitos implementaram ações e políticas de Recursos Humanos, como atrair e reter os melhores talentos na área do direito e melhorar a prestação de serviços.

O dinamismo do mercado fez com que, de forma ágil e assertiva, um escritório de advocacia tivesse que desenvolver e avaliar uma nova equipe, com o ingresso de novos clientes.

O processo seletivo tornou-se uma etapa importantíssima na gestão de pessoas.

A comunicação sempre clara. As regras à disposição do todos, bem definidas; além de discussões permanentes sobre programas de participação nos resultados e incentivo à continuidade da formação dos profissionais.

A carreira de um advogado inicia-se no momento do estágio acadêmico e poderá alcançar a sociedade da qual faz parte.

As competências requeridas desses advogados são inúmeras, quais sejam, viés comercial, manutenção da carteira de clientes, talento para administrar o escritório, capacidade de execução, talento para transformar ideias em soluções e gerar resultados.

Elaborar um plano de carreira para o advogado que lhe garanta o status de sócio; definida, claramente, as regras, direitos e deveres, competências e metas, contribuirá para o crescimento do escritório, além de reter os melhores talentos na estrutura.

O advogado espera reconhecimento por seu trabalho e dedicação, não somente pela remuneração, mas pela possibilidade de atingir o topo da organização. Isso o manterá sempre motivado.

Avaliação de desempenho, pesquisa de clima organizacional, ações de qualidade de vida e gestão do plano de participação nos resultados são algumas das políticas de Recursos Humanos implantadas nesse segmento econômico, que a cada dia se profissionaliza.

Com certeza, se cuidarmos bem de nosso cliente interno, cativaremos o nosso cliente externo.

O capital humano é um dos principais ativos geradores de riqueza nas empresas. O valor de cada indivíduo pode ser aumentado ou depreciado de acordo com as políticas e práticas de gestão aplicadas.

A competência de uma organização é medida pela soma das capacidades de seus colaboradores.

Tratando-se de serviços advocatícios, o conhecimento e o talento do profissional constituem a base da organização.

A advocacia é uma arte.

As sociedades de advogados estão começando a compreender que o diferencial definitivo está na atração e retenção de criadores de conhecimento.

Políticas de gestão de pessoas valorizarão a educação continuada, por consequência desenvolverá o raciocínio criativo, a capacidade de solução de problemas, o desenvolvimento de lideranças.

A inteligência humana e os recursos intelectuais constituem os ativos mais valiosos de qualquer empresa.

____________________

* Débora Pappalardo é sócia da Inrise RH - Recrutamento Jurídico, graduada em Administração de Empresas e Pós-Graduada em Gestão Financeira e Gestão de RH e Psicologia Organizacional, atuando no recrutamento e seleção de profissionais, bem como, no estudo de reestruturação organizacional de escritórios jurídicos.

 

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca