MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Números do Judiciário: entendendo cenários e demandas

Números do Judiciário: entendendo cenários e demandas

São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais são responsáveis por aproximadamente 60% dos processos distribuídos no Brasil.

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Atualizado em 27 de fevereiro de 2015 10:30

O primeiro trimestre de cada ano é tradicional na divulgação de dados e análises dos doze meses anteriores. A área econômica é a mais célebre a fazer análises retrospectivas comparadas, embora também tenhamos esse trabalho em nosso setor, o jurídico.

Sendo que os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais são responsáveis por aproximadamente 60% dos processos distribuídos no Brasil, qualquer dado sobre essas regiões é relevante. São Paulo, conquanto seu estoque de processos tenha diminuído, ainda tem 25 milhões de demandas tramitando em 1ª instância.

Destarte, a tecnologia tem importância na análise dessas informações. Além de ser a forma mais eficiente para captá-las - e aí elogiamos a inovação do PJe - também cabem aos computadores interligar os dados e trazer novas visões sobre sua utilização, para o bem da sociedade e evolução da Justiça brasileira.

Cabe, nesse caso, uma provocação, que será usada igualmente para criar expectativa: o quão interessante seria uma solução tecnológica que levantasse esses dados, como um business intelligence (BI) jurídico, e os disponibilizasse para que demógrafos, estatísticos, economistas e outros especialistas pudessem analisá-los?

________________

*Leandro Rodriguez Torres é diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Kurier Tecnologia.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca