MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Thomas Edison e o Trabalho em Equipe

Thomas Edison e o Trabalho em Equipe

Estudos têm demonstrado que o isolamento leva à diminuição da produtividade e pode ser prejudicial para a saúde física e mental.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Atualizado em 4 de setembro de 2015 14:02

Recentemente, li um artigo em que o autor supôs que a maioria dos leitores descreveria Thomas Edison como um cientista solitário trabalhando em suas muitas invenções num pequeno laboratório. Devo admitir que, quando eu o imaginei, também foi assim.

Fiquei surpresa ao saber que, na verdade, ao invés de ser um gênio solitário agindo de forma isolada, Thomas Edison labutava num lugar em que havia um grande grupo de cientistas colaborando em cada uma de suas invenções.

Ele acreditava que as invenções e pesquisas poderiam ser melhor desenvolvidas por grandes mentes pensando juntas. Seu laboratório foi a base para a maioria dos laboratórios atuais e outros lugares de desenvolvimento de pesquisa. Até Thomas Edison, a maioria dos inventores atuava sozinho por vários anos, sendo que muitas vezes, desistiam de prosseguir nas suas pesquisas, porque não conseguiam responder algumas questões que apareciam ao longo do caminho.

Um bom exemplo disso aconteceu com a invenção da lâmpada. Desde 1802, mais de 20 diferentes cientistas vinham trabalhando para resolver o problema da iluminação do mundo. A maioria deles laborava por conta própria e não conseguia avançar além de certo ponto. Quando Thomas Edison se propôs a criá-la, encorajou os inventores e cientistas que trabalhavam para ele a se focarem inteiramente nisto. E assim, de repente, havia dez pessoas trabalhando na solução deste problema, ao invés de apenas uma. Dez pessoas produzindo ao mesmo tempo na invenção da lâmpada, significa dez vezes a quantidade de tempo, de energia e de ideias, o que melhorou as chances de sucesso em dez vezes. E assim, ele conseguiu chegar lá.

E você, advogado de um escritório de advocacia, quanto tem buscado de colaboração da sua equipe de trabalho, ao invés de tentar resolver tudo sozinho?

Muitos advogados não gostam de pedir ajuda, por acreditar que as outras pessoas não irão compreender os aspectos que envolvem o caso, não atenderão bem determinado cliente ou que não entregarão um trabalho de boa qualidade. Muitas vezes, eles sentem que têm a responsabilidade de resolver todos os problemas por conta própria.

No entanto, trabalhando com os advogados mais bem sucedidos, verifiquei que exatamente o contrário é o que realmente ocorre. Assim como Thomas Edison, mesmo aqueles considerados gênios, muitas vezes, têm outras pessoas colaborando com eles nos bastidores para poderem alcançar o sucesso.

Estudos têm demonstrado que o isolamento leva à diminuição da produtividade e pode ser prejudicial para a saúde física e mental. Independentemente do tamanho do seu escritório de advocacia, trabalhar com outras pessoas melhora não só a sua prática, como também aumenta a eficiência, motivação e desempenho.

Mesmo advogados autônomos podem construir equipes, identificando parceiros estratégicos, contratando coaches ou consultores ou, ainda, terceirizando alguns trabalhos para outros.

Os muitos benefícios do trabalho em equipe são que os membros podem lhe oferecer:

- Competências e habilidades complementares.

- Uma nova perspectiva.

- Apoio e incentivo.

- Ideias ou inspiração para outras formas de desenvolver os negócios.

- O aumento do valor agregado para os clientes.

- Recursos e informações.

- Feedback sobre projetos previstos ou em curso.

- Ajuda para atingir metas.

- Divisão de responsabilidade.

- Conselhos e orientações.

Por fim, pergunte-se como uma equipe, parceiros estratégicos, coaches e uma rede de relacionamentos podem engrandecer a sua prática? Acredito que vale a pena parar para pensar nisso.

____________

*Ana Barros é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.









*Maria Olívia Machado é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.







AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca