MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Quais as características da nuvem ideal?

Quais as características da nuvem ideal?

Diversos empreendimentos estão aderindo à cloud computing, porém a maioria deles utiliza essa tecnologia sem entender seu real conceito.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Atualizado em 25 de setembro de 2015 15:49

Quando tratamos de cloud computing, disponibilidade é um dos fatores mais cruciais. Sofrer com indisponibilidade pode gerar altos custos para a empresa e se essa indisponibilidade for recorrente, seja por problemas nos equipamentos, falhas na segurança ou até mesmo erros humanos, isso pode representar grande perigo.

Diversos empreendimentos estão aderindo à cloud computing, porém a maioria deles utiliza essa tecnologia sem entender seu real conceito e a consequência é não aproveitar completamente seus benefícios e oportunidades. Uma nuvem ideal é aquela que vai além dos planos de recuperação de desastres e rotinas de backup.

Pensando nisso, no nosso artigo de hoje, reunimos as principais características da nuvem ideal.

Ininterrupta

A indisponibilidade de serviços, por vezes, pode afetar o andamento da empresa, mas a verdade é que ela não deve existir. Quando ocorrem paralisações nos negócios e nas operações, os custos são diretamente afetados. A nuvem ideal garante que serviços estejam sempre disponíveis, mesmo em caso de desastres a continuidade dos negócios não é completamente afetada. Caso algo ocorra, as aplicações devem ser replicadas em outro ambiente, fazendo com que os impactos sejam os menores possíveis.

Desonera o departamento de TI

Planos convencionais de disaster recovery geralmente são colocados em prática somente em situações de emergência, algo que pode sobrecarregar o departamento de TI de uma empresa, uma vez que há a necessidade de interrupção das atividades mais estratégicas para a solução dessas emergências. A núvem ideal provê continuidade dos negócios, sem a necessidade desse deslocamento da TI, deixando-a mais livre para lidar com com outros ofícios dentro da instituição.

Nuvem Escalável

Determinadas empresas trabalham com demandas sazonais, ou seja, necessitam elevar a capacidade dos servidores em certas épocas do ano (natal, dia dos namorados, dia das mães, etc). A nuvem ideal proporciona a escalabilidade necessária para acompanhar o avanço e evolução dos negócios da companhia, permitindo assim que ela contrate recursos de infraestrutura sob demanda. Isso gera maior conforto, custos reduzidos e alta performance para a empresa.

Segurança

A segurança sempre está no topo de prioridades para uma empresa, seja a segurança de acessos, de servidores, equipamentos ou arquivos. A nuvem deve ser segura e prover redundância para, assim, garantir maiores níveis de proteção de dados na empresa em relação à câmara e às políticas de segurança da companhia.

Se a sua empresa está interessada em implantar uma estratégia de cloud computing e busca a nuvem que mais se adequa ao seu perfil, a Penso é especialista no conceito e oferece as soluções mais completas para garantir a qualidade e continuidade dos seus negócios, redução de custos e tudo com o máximo nível de segurança para seus servidores.

______________

*Thiago Madeira de Lima é diretor executivo da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca