MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Vida corrida

Vida corrida

Descubra qual o seu próprio ritmo e não se preocupe com os outros. Seja lá qual for sua promessa para 2016, não pare nos obstáculos imagináveis.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Atualizado em 29 de dezembro de 2015 16:16

Dezembro já acena seus últimos dias e a essa altura você talvez tenha traçado as metas para 2016. Alguns prometem perder peso, outros escolhem parar de fumar, outros a busca de uma vida mais saudável, ou a se matricular na academia e a começar a correr.

O discurso é sempre o mesmo. Repetitivo, quase político, em que são feitos juramentos enérgicos e convincentes, mas quando chega a hora de colocar em prática, nos deparamos com obstáculos que se cruzam e entrecruzam na nossa mente e nos impedem de alcançar as metas propostas. E muitas vezes nos acomodamos nesse labirinto e nos damos por vencidos, mas com a ressalva de passar para o próximo ano. No próximo ano, eu faço.

Outro discurso que se repete nessa época é que o tempo passa muito rápido. Antes mesmo de começar o mês natalino já é possível encontrar panetones nos mercados e enfeites de luzes e pisca-piscas espalhados pela cidade. Imediatamente, pensamos: Poxa, como esse ano passou rápido. Pois é, outro ano que se vai e junto com ele aquelas promessas feitas no ano passado.

Mas, uma coisa é certa, o tempo realmente passa muito rápido. Quem diria que chegaria o dia em que Marty Mcfly viajaria de volta para o futuro em seu DeLorean e nos encontraria em pleno ano de 2015. É incrível como vivemos uma era de intensa comunicação, onde a troca de informação é instantânea. O mundo está cada vez mais globalizado e conectado. E a vida cada vez mais corrida, e não há nada que possamos fazer para diminuir o seu ritmo.

Então, o segredo para acompanhar e se adaptar a essa nova vida corrida é aprender a correr. Não é muito diferente da corrida de rua. Se você corre ou já correu, sabe que a vida é muito parecida com uma corrida. Você nunca está sozinho, pois sempre terá uma pessoa na sua frente e outra atrás de você. O mais importante, contudo, é não se preocupar com os outros e descobrir o seu próprio ritmo. É ali que você consegue acompanhar e aproveitar o máximo dessa vida corrida. É ali que você consegue colocar em prática as suas promessas para o ano seguinte.

Se você acelerar demais seu ritmo, rapidamente irá perder fôlego e deixará de cumprir suas promessas alegando que não tinha tempo para isso ou para aquilo, pois estava cansado. Sem contar que o risco de se machucar ou até de cair é grande.

Se você diminuir demais seu ritmo, será ultrapassado pelas outras pessoas e também deixará de cumprir suas promessas, queixando-se de que não mais adianta correr atrás do prejuízo. Então, enquanto você está ali, quase parado, essas pessoas estão colhendo os frutos de suas promessas. E mais um ano se vai.

Portanto, nesse novo ano, aproveite a lição e corra junto com a vida. Descubra qual o seu próprio ritmo e não se preocupe com os outros. Seja lá qual for sua promessa para 2016, não pare nos obstáculos imagináveis. Não invente desculpas. Ninguém está sempre muito ocupado, é apenas uma questão de prioridades. E sua prioridade é não parar de correr.

Ao final da corrida, do lado de lá da linha de chegada, você terá a oportunidade de olhar para trás e de se orgulhar do caminho percorrido e, quem sabe, até cantar com Almir Sater o reconhecimento da vitória e dizer que hoje "ando devagar, porque já tive pressa".

________________

*Pedro Bellentani Quintino de Oliveira, mestrando em Direito pela Unesp de Franca/SP, pós-graduando em Direito Empresarial pela FGV/SP, advogado.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca