MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Pare de tapar o Sol com a Peneira: Resiliência em Época de Crise

Pare de tapar o Sol com a Peneira: Resiliência em Época de Crise

Praticar a resiliência em épocas de crise nada mais é que encarar os fatos que cercam o cenário atual de seu escritório e tentar encontrar uma solução que se adeque à sua situação.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Atualizado em 9 de março de 2016 16:55

Que o país está em crise ninguém pode negar. O que temos que fazer é encarar a realidade diante deste fato assombroso.

Muitos pequenos e médios escritórios fecharam as portas e outros tantos - eu diria a maioria - estão controlando as finanças. E embora muitos encarem como um investimento, estão cortando budgets para a implementação de ferramentas chaves para o seu crescimento, pois dizem que o momento atual é de conter despesas.

Concordo? Em partes.

Numa visão menos pessimista do cenário econômico atual, podemos aproveitar este momento para por em pratica um hábito, eu diria, muito pouco discutido até então: a resiliência, que segundo o dicionário significa "capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças."

Praticar a resiliência em épocas de crise nada mais é que encarar os fatos que cercam o cenário atual de seu escritório e tentar encontrar uma solução que se adeque à sua situação. Basicamente é não fazer os problemas maiores do que eles já são.

Não estou falando que ser resiliente irá mudar o cenário econômico atual, não, mas pode ser uma saída para superar os desafios que surgiram com a crise.

Para gestores e empreendedores saber praticar a resiliência é um diferencial que pode abrir caminhos para novos negócios mesmo estando em crise.

Muitos escritórios estão "tapando o sol com a peneira", dizendo não ter budget para investir em novas ferramentas para alavancar o escritório, mas será que não estão direcionando seus investimentos para o lugar errado? Pensem bem, às vezes é melhor investir em projetos de longo prazo do que em medidas paliativas que "tamparão o sol" momentaneamente.

Mas como praticar a resiliência?

Deixo aqui algumas dicas de como iniciar esta prática.

1 - Pare de chorar pelo leite derramado

Antes de tudo, comece a viver o presente. Se perdeu clientes e diminuiu sua receita, adeque-se a ela. Lembre-se que somos seres adaptáveis, e esta é a premissa básica da resiliência, adaptar-se a mudanças.

2 - Pare de tapar o sol com a peneira

Encare os problemas de frente, e pense em quais seriam as possíveis soluções dentro de seu cenário econômico atual. Não tenha medo de arriscar. Faça o que tiver que fazer para sair da zona de conforto e adaptar-se a realidade atual.

3 - A grama do vizinho é mais verde que a minha

Às vezes nem sempre a situação é igual para todos. Observe o cenário a sua volta e veja quais são as mudanças necessárias para que seu escritório colha frutos na mesma intensidade que seu concorrente.

4 - Viaje na maionese

Por mais que pareça absurdo este comentário, elabore um plano estratégico de longo prazo para ser implementado aos poucos em seu escritório, com todos os objetivos que você almeja, mesmo se forem grandes.

5 - Não dê murro em ponta de faca

Se sua estratégia não está dando certo, mude. Nada vai ser pior do que ficar estagnado, deixando que a concorrência tome o seu lugar. Mudar estratégias é uma questão de adaptação. Então adapte-se.

6 - Use a faca e queijo que estão na sua mão

Se tem uma possível solução, porque não implementá-la? A decisão para efetuar as mudanças dentro de seu escritório são somente suas. Você escolhe fazê-las ou não, afinal o poder de decisão está em suas mãos.

7 - Colha o que plantou

Seja paciente e entenda que resultados imediatos não existem. Os frutos das suas ações virão com o tempo e com muito trabalho envolvido.

Se é avesso às mudanças e acha que o conservadorismo ainda é uma saída, de nada adiantou ler até aqui.

Ser resiliente nada mais é do que gerir conflitos, persistir em suas ideias e adaptar-se a realidade, antes que seja mais um escritório fechando as portas por falta de resultado.

_____________

*Monique Conde é analista de marketing da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico, formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Caetano do Sul.

INRISE SERVICOS ADMINISTRATIVOS S/S LTDA. - ME

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca