MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Importância da Ergonomia

Importância da Ergonomia

A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a postura, a iluminação, os ruídos e a temperatura.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Atualizado em 22 de junho de 2016 17:02

A palavra "Ergonomia" vem de duas palavras Gregas: "ergon" que significa trabalho, e "nomos" que significa leis. Conhecida comumente como estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho, a ergonomia tem alguns objetivos básicos que são: possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho.

São constantes os estudos feitos a respeito da relação do homem com o ambiente de trabalho, o conforto ou mesmo horas de descanso. Ambos são de grande importância, mas, poucas pessoas prestam atenção nestes detalhes. A ergonomia vem justamente estudar estas medidas de conforto, a fim de produzir um melhor rendimento no trabalho, prevenir acidentes e proporcionar uma maior satisfação do trabalhador.

Qual o papel da Ergonomia para a saúde?

A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a postura, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental. O estudo da ergonomia procura traçar os caminhos para a correção, aumentando a eficiência humana, através de dados que permitam que se tomem decisões lógicas.

O custo individual é minimizado através da ergonomia, que remove aspectos do trabalho que, à longo prazo, possam provocar ineficiências ou os mais variados tipos de incapacidades físicas.

Nas condições em que a atividade do indivíduo envolve a operação de uma peça de equipamento, na maioria das vezes, ele passa a constituir, com este equipamento, um sistema fechado. Este visa apresentar muitas das características de autorregulamentação (feedback). Como dentro de tal sistema é o indivíduo quem usualmente decide, torna-se necessário que ele seja incluído no estudo da eficiência do sistema. Para que a eficiência seja máxima é preciso que o sistema seja projetado como um todo, com o homem completando a máquina e esta completando o homem.

A Norma Regulamentadora NR-17 visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Consulte a NR-17 sempre que necessário.

Siga sempre as normas de segurança da sua empresa, para diminuir os riscos de acidentes e posturas antiergonômicas.

Solicite um laudo ergonômico elaborado por um profissional qualificado, para a sua área de trabalho nunca deixe de consultar um profissional qualificado para elaborar documentos técnicos para a sua empresa.

Segundo o Anexo II da NR-17, os locais de trabalho devem ser dotados de condições acústicas adequadas à comunicação telefônica, adotando-se medidas tais como o arranjo físico geral e dos postos de trabalho, pisos e paredes, isolamento acústico do ruído externo, tamanho, forma, revestimento e distribuição das divisórias entre os postos, com o fim de atender o disposto no item 17.5.2, alínea "a" da NR-17.

Neste artigo vamos demonstrar os cuidados necessários para movimentação segura de cargas.

Vejamos:

Dicas para Movimentar Carga com Segurança

A seguir, apresentamos algumas dicas importantes na movimentação segura de cargas, diminuindo assim os riscos associados à má postura na realização das tarefas.

__________

*Alessandra Nascimento é engenheira de Segurança do Trabalho da Conserto Consultoria.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca