MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migrar sua empresa para nuvem é algo complicado?

Migrar sua empresa para nuvem é algo complicado?

As vantagens que essa tecnologia traz para as empresa são inúmeras e os custos não são altos como se imagina.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Atualizado em 16 de janeiro de 2017 09:09

Engana-se quem pensa que migrar sua empresa para nuvem é algo complicado. A nuvem intimida quem não é familiarizado com seu conceito, principalmente porque parece um bicho de sete cabeças. De acordo com uma pesquisa da RightScale, do início de 2016, 95% dos profissionais de TI já atuam com produtos dentro da nuvem, mas 32% deles ainda acreditam que o maior desafio da nuvem é a falta de expertise e de conhecimento.

O conceito de nuvem baseia-se, sobretudo, no armazenamento de dados em servidores compartilhados e interligados por meios da internet. Os serviços e soluções em cloud podem ser acessados de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, desde que se tenha uma conexão com a internet. Esse conceito já é usado para aplicações destinadas a usuários finais. Como exemplo, temos as redes sociais, que armazenam as fotos tiradas pelos seus usuários com seus dispositivos móveis. Ou ainda serviços de e-mail que podem ser acessados do celular ou do computador.

Se já estamos acostumados a utilizar esses serviços para armazenar nossas informações pessoais, porque não migrar sua empresa para nuvem? As vantagens que essa tecnologia traz para as empresa são inúmeras e os custos não são altos como se imagina. Algumas dessas vantagens são:

Redução de Custos

Além do baixo custo de implementação de uma solução profissional de nuvem corporativa, ela oferece a redução dos custos já existentes. Gastos mensais que podem ser facilmente cortados: computadores superpotentes, servidores, softwares de gestão e outros tipos de hardware de armazenamento.

Segurança Maximizada

Com as informações armazenadas na nuvem, é mais fácil determinar os níveis de hierarquia de acesso a cada informação. Por exemplo, nem todos os funcionários têm acesso a contratos de vendas, faturamentos e outros documentos confidenciais. Além disso, as chances de um arquivo ser deletado diminuem e a recuperação passa a ser mais fácil. Soluções como o vBox  oferecem a recuperação de arquivos deletados num período de 30 dias. Com isso, o usuário ganha não apenas segurança, mas também tranquilidade para gerenciar seus dados no dia a dia.

Portabilidade

Manter os arquivos e sistemas em uma nuvem corporativa dá aos funcionários a possibilidade de acessá-los de qualquer lugar e a qualquer hora. Isso significa que os dados estarão disponíveis para serem acessados de smartphones, notebooks, tablets e PCs. Aumentando a produtividade dos funcionários, que passam a ter, inclusive, a possibilidade de trabalho remoto. Isso significa a chance de mais conforto aos funcionários e redução de custos com transporte às empresas contratantes.

Para que a migração para a cloud seja feita de maneira suave, é essencial contar com o apoio de uma empresa que entenda seu negócio e que ofereça o suporte necessário para esse processo. "Possuímos um time de profissionais qualificados e aptos para implementar a nuvem em empresas de todos os portes. Sabemos que esse é um passo importante no caminho da transformação digital de um negócio. E que pode, inclusive, elevar pequenas empresas ao mesmo patamar de grandes negócios", afirma Thiago Madeira de Lima, diretor executivo da Penso Tecnologia.

___________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de Marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca