MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Avaliação de empresa

Avaliação de empresa

"Valuation" é uma técnica americana, que se traduz no método de avaliação de empresas mais comumente usado no mundo contemporâneo

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Atualizado às 07:09

Avaliação, num conceito empírico, é um processo de estimativa do preço de um bem, de um ativo ou de uma empresa/negócio, quando este preço não é conhecido. A avaliação procura por meio de pesquisa de mercado o preço pelo qual outros bens são avaliados, ou por meio de analogia estima o quanto o mercado estaria disposto a pagar por um determinado bem.

Quando não existe um mercado para um ativo que está sendo avaliado - caso em que o processo de compra e venda constitui uma transação isolada - a avaliação não apenas fornece um balizamento que oriente o processo de tomada de decisão, mas ajuda a criar expectativas de valor por parte de quem está envolvido no negócio. Nesse caso, os métodos de avaliação existentes, utilizando fermentas técnicas, darão uma expectativa de valor mais próximo da realidade.

Nesse diapasão observa-se que há, nos tempos hodiernos, a necessidade de ter-se uma metodologia mais amparada em técnicas que cheguem num valor próximo ao valor de um determinado bem, ativo ou empresa/negócio, técnica essa utilizada no mundo inteiro e conhecida como avaliação pelo método do FLUXO DE CAIXA DESCONTADO, ou "VALUATION".

"Valuation" é uma técnica americana, que se traduz no método de avaliação de empresas mais comumente usado no mundo contemporâneo, tendo como elemento central o valor presente do "fluxo de caixa descontado" da empresa, que é a geração dos fluxos futuros trazidos a valor presente, onde faz-se um estudo de planejamento de projeção financeira para os ulteriores 5 anos, cumulado com a projeção do valor residual da perpetuidade, através de projeções de vendas, custos, despesas, investimentos. Tudo trazido a valor presente por uma taxa de desconto "custo de capital", que é uma taxa ponderada entre o custo do capital próprio e de terceiros, que consiste na elaboração da taxa para descontar os fluxos futuros a valor presente, talvez a principal variável na avaliação da empresa.

Veja-se que no segmento de pequenas e médias empresas, muitas ainda não se apercebem da importância de ter em mãos uma avaliação de seu negócio amparada por tal técnica, para uma eventual compra ou venda, retirada ou entrada de sócios ou acionistas, o que poderá trazer prejuízos inclusive numa possível venda da empresa ou até mesmo perda de realização do negócio, por não saber-se quanto realmente vale, a empresa, um bem ou qualquer ativo que tenha valor.

O cenário atual é que pouquíssimas empresas se preparam para enfrentar esses eventos retrocitados, que consistem em momentos importantíssimos para o empreendedor. Tais eventos estão cada dia mais constantes na vida empresarial, seja pela vulnerabilidade da economia ou da política, falta de sucessão no negócio, falta ou necessidade de capital de giro, resultando que os empreendedores acabem sendo forçados a gerir seu negócio ou a vender sua empresa sem sequer saber tecnicamente quanto ela vale, transacionando por mero empirismo ou analogia de quanto vale a empresa, e acabam prejudicando a transação, seja essa a compra ou venda, ou ainda captação de novos investidores para sua empresa.

No Brasil há uma massa de empresas de pequeno e médio porte, que não acessam esse tipo de informações e técnica de avaliação de empresa pelo método do fluxo de caixa descontado, em função dos elevados honorários cobrados pelas grandes consultorias para adquirir tal modelo de avaliação de empresas, mas hoje já existem empresas de consultoria capazes de avaliar as pequenas e médias empresas a custos acessíveis, o que faz esta ferramenta estar ao alcance todas as empresas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Por tudo que foi exposto, é de suma importância ter uma avaliação que demonstre o valor de sua empresa, seja ela de que tamanho for, deixando de lado o empirismo e a valoração emocional do negócio e partir para ter-se o valor financeiro, sendo este o mais próximo da realidade para o empresário e empreendedor do negócio, bem como para possíveis investidores, novos sócios ou até para aquele sócio que queira retirar-se da sociedade.

______________

*Lucídio Almeida é advogado e sócio da Laassociados consultoria empresarial, atua no ramo do Direito Societário, Direito Tributário, Direito de Família e Sucessão.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca