MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. 5 dicas de como proteger seu escritório jurídico contra hackers

5 dicas de como proteger seu escritório jurídico contra hackers

Luciano Martins

Uma onda de ataques de ransomware fez estragos em diversas áreas ao redor do mundo. Saiba como proteger seu escritório jurídico com este post exclusivo.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Atualizado em 20 de junho de 2017 10:41

Como vimos nos últimos tempos, uma onda de ataques de ransomware fez estragos em diversas áreas como hospitais, órgãos governamentais e outras empresas ao redor do mundo. Mas o que devo fazer para meu escritório jurídico não sofrer com consequências parecidas?

Blindagem da equipe e política de tecnologias para seu escritório jurídico

Muitos dos malware e trojans que existem pela web necessitam de alguma ajuda do usuário, desde que seja clicar em um link, baixar um download.EXE, entre outros.

Antes de abordamos as questões de segurança, é fundamental que todos os membros do escritório tenham políticas internas relacionadas à confiabilidade e confidencialidade de dados, fazendo com que todos depositem o devido valor em não fazerem acessos em CMS do site ou acessarem o email da empresa em Lan House, evitarem o uso de pen drives que não sejam somente da empresa. Essas são práticas que nos dias de hoje devem ser evitadas.

Segurança HTTPS

HTTPS (Hypertest Transfer protocol Secure - Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro), é muito usado em bancos e sites que possuem alguma transação com o cliente final. Essa camada adicional SSL/TLS faz com que os dados transmitidos em seu site sejam criptografados e sejam autenticados pelo servidor, os quais chamamos de certificados digitais.

Por que meu escritório de advocacia precisaria de um certificado HTTPS?

Um dos principais motivos seria pelo fato de que, desde janeiro deste ano, o Google está informando aos usuários sobre sites que possuem ou não tal protocolo, melhorando o SEO do mesmo e a autenticidade de seu cliente sentir-se seguro em dissertar a dor dele, facilitando a interpretação e consequentemente as chances de fechamento. O protocolo dará segurança real para que os dados transmitidos entre seu site jurídico sejam seguros. A extensão HTTPS é bem vista pelo Google aumentando suas chances na busca orgânica ou "SEO".

Software Jurídico que tenha em suas premissas a segurança

Todo escritório de advocacia que está na frente se preocupando com a segurança de sua equipe e site. Não pode ter um software de gestão com GAPS ou que tenha brechas para os crackers (especialistas em quebra de sistemas). Sempre opte por softwares na nuvem, que trarão a segurança deles para o seu escritório. Muitos desses softwares têm como premissa a linkagem entre o site do seu escritório e órgãos públicos, que por sua vez, sabemos que não são levados a sério como deveria. Sendo assim, a SAJ ADV atende todas essas necessidades fundamentais para que você torne seu escritório seguro para seu cliente evitando assim, dores de cabeça.

Proteja a WIFI do seu escritório

Caso seu escritório possua alguma rede WIFI disponível, é fundamental que tenha uma proteção contra visitas indesejáveis. Defina uma senha forte com caracteres especiais, letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo. Outra medida mais profunda é fazer uma segmentação filtrada, pelo que chamamos de MAC (Media Access Control). Isso fará com que você escolha os tipos de dispositivos que podem acessar sua rede.

Outra dica é não deixar seus documentos do escritório compartilhados na rede.

Conclusão

Listamos acima algumas dicas simples que podem fazer uma grande diferença a fim que seu escritório jurídico não tenha futuras dores de cabeça com ataques cibernéticos. Além dos motivos levantados, muitos sites governamentais, que os doutores geralmente frequentam é sempre alvo de ataques. Esses mesmos sites governamentais deveriam se preocupar mais com a segurança de informações, visto que isso é a maior preciosidade que uma empresa governamental ou privada pode ter.

Espero ter colaborado para que tenhamos uma internet mais segura.

Quer saber mais novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

___________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca