MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A atividade jurídica exigida em concursos públicos da magistratura e Ministério Público

A atividade jurídica exigida em concursos públicos da magistratura e Ministério Público

O candidato que pretende ingressar nas carreiras da Magistratura e/ou Ministério Público deve contar, na data da inscrição definitiva, com três anos de atividade jurídica, os quais são contabilizados a partir da conclusão do curso de Direito, devendo ele preencher, concomitantemente, os critérios de tempo e experiência necessários.

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Atualizado em 30 de agosto de 2017 13:31

Os cargos dos membros da magistratura e do Ministério Público estão dentre os mais desejados dos bacharéis em Direito. A Constituição determina, para ambas as carreiras, que o ingresso nelas se dá mediante concurso público de provas e títulos, exigindo-se do candidato, no mínimo, três anos de atividade jurídica. Trata-se de previsão que adveio da finalidade de evitar a falta de maturidade dos quadros das carreiras do Ministério Público e magistratura. O texto, contudo, é econômico nas palavras, o que faz com que se questione o modo pelo qual se computa esses três anos de atividade jurídica exigidos pela Constituição.

A primeira questão que surge é o momento em que se deve provar essa atividade. A fim de esclarecer o mandamento constitucional, no julgamento do RE 655265, o STF definiu a tese de repercussão geral de que a comprovação do triênio de atividade jurídica exigida para o ingresso no cargo deve ocorrer no momento da inscrição definitiva no concurso público. É uma questão, contudo, não pacífica na doutrina, uma vez que muitos defendem que o momento adequado para se comprovar o exercício é no momento da posse, ocasião em que o candidato ingressa na carreira e passa a exercer a função pública.

A segunda questão que insurge é saber a partir de quando que se pode computar a atividade jurídica. O STF, desde a ADI 3.460-0/DF, fixou a tese que a atividade jurídica é computada após a conclusão do curso de Direito. Assim, aquela pessoa que tenha exercido atividades jurídicas antes da conclusão do curso não poderá utilizá-las para fins do cômputo da atividade jurídica exigida para o concurso público.

Além disso, a atividade jurídica engloba dois critérios que devem ser preenchidos concomitantemente: a) o lapso temporal de três anos após a conclusão do curso; b) a comprovação do exercício de atividade jurídica. Isto é, os três anos de atividade jurídica abarca dois requisitos distintos e independentes entre si: o tempo e a experiência.

Quanto ao primeiro, a norma exige três anos, os quais são computados após a conclusão do curso de direito. Trata-se de averiguar a maturidade do candidato, cujo cálculo é feito matematicamente pelo transcurso do tempo. O outro fator é a experiência, requisito relacionado a atividade jurídica em si, a qual é verificada, por exemplo, mediante cinco atos anuais de exercício da advocacia. A advocacia, contudo, é apenas que comprovam a experiência jurídica. O Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público, por exemplo, já editaram resoluções admitindo cursos de especialização como prova de atividade jurídica.

De todo modo, o candidato para ser aprovado precisa demonstrar que tem o tempo e experiência exigidos pela norma. No caso da advocacia, por exemplo, são exigidos cinco atos processuais anuais, que se computam em conformidade com o calendário forense, computando-se o exercício profissional que se der em pelo menos três unidades do citado calendário. Isso significa que, aquele candidato que realizou cinco atos processuais em janeiro de um ano e aquele que realizou cinco atos processuais de maneira esparsa durante o decorrer de um ano, detêm a mesma experiência. Isso porque o critério em exame nesse caso não é o tempo, mas a atividade em si. Esse, com efeito, foi o posicionamento adotado pelo STF pelo então ministro Carlos Ayres Brito na ADI 3460.

Assim, pode-se concluir que, de acordo com o entendimento atual do STF, o candidato que pretende ingressar nas carreiras da Magistratura e/ou Ministério Público deve contar, na data da inscrição definitiva, com três anos de atividade jurídica, os quais são contabilizados a partir da conclusão do curso de Direito, devendo ele preencher, concomitantemente, os critérios de tempo e experiência necessários.

______________________

*Ana Cristina Viana é mestre em Políticas Públicas, especialista em Direito Administrativo no Escritório Professor René Dotti.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca