domingo, 29 de novembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

A aliada da contratação jurídica

Uma grande aliada dos escritórios jurídicos atualmente vem sendo as consultorias de recrutamento e seleção especializadas, ou seja, empresas que possuem uma equipe altamente desenvolvida na busca de profissionais no mercado de trabalho. Muitos são os benefícios obtidos na utilização desse serviço e abaixo classifico alguns.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O maior desafio de todos os escritórios jurídicos está na busca de profissionais compatíveis ao perfil desejado e que realmente possam preencher a vaga de maneira correta. Muitas são as dificuldades encontradas nesta busca, como, por exemplo, experiências técnicas, aspectos comportamentais, distância entre a moradia e o local de trabalho, pretensão salarial, disponibilidade para viagens, disponibilidade de horário, entre outras.

Uma grande aliada dos escritórios jurídicos atualmente vem sendo as consultorias de recrutamento e seleção especializadas, ou seja, empresas que possuem uma equipe altamente desenvolvida na busca de profissionais no mercado de trabalho. Muitos são os benefícios obtidos na utilização desse serviço e abaixo classifico alguns.

Redução de tempo

Quando divulgamos uma oportunidade, seja através de fontes exclusivas, sites especializados ou redes sociais, recebemos um número extremamente elevado de currículos e para que possamos selecionar candidatos compatíveis com o perfil solicitado, temos que fazer a triagem de todos os CVs enviados, entrevistar os candidatos e aplicar testes diversos até chegar em um grupo seleto e apto para o cargo. Isso demanda uma carga tremenda de tempo que, na vida do escritório, poderia ser investido em outras tarefas.

Qualidade do profissional

Como a equipe trabalha com foco exclusivo em recrutamento de profissionais, a probabilidade de encontrar o candidato ideal é maior do que ao fazer um processo seletivo amador, feito por profissionais que não estão na área de recursos humanos.

Facilidade na reposição do profissional

Se eventualmente o candidato não for adequado, toda consultoria que esteja trabalhando profissionalmente dá um prazo para a reposição do candidato, independente se aconteceu o desligamento por opção do empregador ou do empregado. Ou seja, se a adaptação não ocorrer da forma imaginada inicialmente, o processo será refeito.

Além disso, é importante ficar atento a duas dicas importantes para não errar na contratação de um profissional:

 Busque referências profissionais: como sabemos que muitos candidatos exageram (ou até mentem) na hora de falar sobre si e suas experiências em outras empresas, é importante verificar os contatos anteriores e ligar para saber se todo aquele discurso compactua com a realidade. Empresas que não adotam essa prática cada vez mais comum, podem comprar "gato por lebre". Com a busca das referências podemos avaliar o passado do candidato, a sua conduta anterior, o relacionamento em equipe, ética profissional, estilo de trabalho, coerência em informações passadas e a real razão pela qual ele saiu do emprego anterior.

 Testes técnicos e psicológicos adequados: é muito importante que os testes sejam selecionados de forma coerente, focando-se no objetivo final de entendimento técnico ou humano do entrevistado. Um teste mal formulado ou mal aplicado pode estragar o processo seletivo.

Com a crise no Brasil, podemos verificar um grande número de profissionais bons que estão desempregados e em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Utilizar uma consultoria especializada faz com que os processos sejam mais efetivos e assertivos, traz inúmeros benefícios e resguarda a imagem do escritório garantindo um processo mais ético e moral.

____________________

*Daniele Di Marco Serafim é psicóloga pós-graduada em psicologia organizacional e analista de recrutamento da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico.

INRISE SERVICOS ADMINISTRATIVOS S/S LTDA. - ME

Atualizado em: 20/9/2017 09:29

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Carolina Amorim

Migalheira desde 2020

Láiza Ribeiro

Migalheira desde 2020

Diego Mancini Aurani

Migalheiro desde 2020

Ricardo Alves de Lima

Migalheiro desde 2020

Sílvio de Salvo Venosa

Migalheiro desde 2019

Rogério Pires da Silva

Migalheiro desde 2005

Luís Roberto Barroso

Migalheiro desde 2003

Scilio Faver

Migalheiro desde 2020

Diogo L. Machado de Melo

Migalheiro desde 2008

Abel Simão Amaro

Migalheiro desde 2004

Júlio César Bueno

Migalheiro desde 2004

Gustavo Binenbojm

Migalheiro desde 2005

Publicidade