MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Decreto Federal estabelece procedimento detalhado para conversão de multas em prestação de serviços de proteção ambiental

Decreto Federal estabelece procedimento detalhado para conversão de multas em prestação de serviços de proteção ambiental

As alterações introduzidas pelo decreto 9.179/17 tendem a destravar o procedimento de conversão de multa anteriormente previsto no decreto 6.514/08, que não vinha sendo colocado em prática.

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Atualizado em 30 de outubro de 2017 14:09

Foi publicado em 24.10.17 o decreto federal 9.179, que altera disposições do decreto federal que disciplina a apuração e a imposição de penalidades por infrações administrativas ao meio ambiente (decreto 6.514/08). As alterações introduzidas pelo decreto detalham o procedimento de conversão de multas simples em prestação de serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente. Este tema já estava previsto originalmente no decreto 6.514/08, mas sua efetiva implementação enfrentava diversas dificuldades práticas.

Foi criado o Programa de Conversão de Multas Ambientais, que possibilita aos órgãos federais integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA a conversão das multas simples em diversos serviços, especialmente em projetos de recuperação de áreas degradadas, processos ecológicos essenciais, vegetação nativa, áreas de recarga de aquífero; proteção e manejo de espécies da flora nativa e da fauna silvestre; mitigação e adaptação às mudanças do clima; manutenção de espaços públicos voltados à preservação ambiental, inclusive de áreas verdes urbanas destinadas à proteção de recursos hídricos; educação ambiental e/ou regularização fundiária de unidades de conservação.

Os recursos decorrentes da conversão de multa em serviços de proteção ao meio ambiente não poderão ser utilizados para a reparação dos danos decorrentes das próprias infrações. Caberá ao infrator, caso tenha interesse na conversão da multa simples, optar pela execução direta dos serviços ou aderir a projetos aprovados pelo órgão federal emissor do auto de infração. Os órgãos federais realizarão chamadas públicas para seleção de programas a serem beneficiados com recursos da conversão.

O autuado poderá requerer a conversão até o momento de apresentação de alegações finais no processo administrativo. O requerimento de conversão será apreciado concomitantemente com o julgamento do auto de infração. Cabe recurso em caso de indeferimento. Nos casos em que o autuado optar por executar diretamente o programa, o pedido de conversão deverá ser instruído com o projeto a ser executado ou, em caso de impossibilidade de apresentação, poderá ser requerida a concessão de 30 dias para sua apresentação, de acordo com diretrizes a serem estabelecidas do órgão ambiental.

Os seguintes descontos serão concedidos ao autuado que optar pela conversão da multa simples em serviços: (i) 35% do valor total consolidado da multa, caso o autuado escolha pela implementação de serviço ambiental por seus meios; e (ii) 60% do montante consolidado, em caso de adesão a programas já aprovados pelo órgão ambiental competente. Na situação de adesão a programa já aprovado, será possível ainda o parcelamento do valor em até 24 parcelas, que serão reajustadas mensalmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA.

As alterações introduzidas pelo decreto 9.179/17 tendem a destravar o procedimento de conversão de multa anteriormente previsto no decreto 6.514/08, que não vinha sendo colocado em prática.

_______________

*André Vivan de Souza é sócio do escritório Pinheiro Neto Advogados.

*Eduardo de Campos Ferreira é associado do escritório Pinheiro Neto Advogados.

*André Marchesin é associado do escritório Pinheiro Neto Advogados.









*Este artigo foi redigido meramente para fins de informação e debate, não devendo ser considerado uma opinião legal para qualquer operação ou negócio específico.
© 2017. Direitos Autorais reservados a PINHEIRO NETO ADVOGADOS

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca