quarta-feira, 21 de outubro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

4 motivos para se manter atualizado e acompanhar o futuro da advocacia

Estar atento às tecnologias inovadoras da área jurídica é essencial para não ficar pra trás no mercado.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Todo advogado precisa estar atento a mudanças na legislação e novas jurisprudências, certo? Mas quando o assunto é inovação, você também dedica um tempo para sua atualização profissional? Em um mercado tão competitivo quanto a advocacia, ficar para trás não é uma opção. A modernização da profissão exige rapidez para acompanhar todas as mudanças e a tecnologia é uma delas! Tanto para otimizar seu trabalho - com softwares jurídicos, por exemplo - quanto como campo de trabalho.

Recentemente, nós entrevistamos a Patricia Peck para o blog da Aurum. Ela é especialista em Direito Digital há duas décadas e explicou que, para se dar bem nessa área, o profissional precisa "ser curioso, gostar de tecnologia, e, principalmente, de estudar e continuar se atualizando". Pensando nisso, venho dividir com você alguns motivos que levam nossos clientes, parceiros e amigos a apostarem em novos métodos de compartilhamento de conteúdo e aprendizado.

1. Ser parte da inovação

Inteligência artificial é o termo da vez quando se fala em futuro da advocacia. Mas calma, os robôs não vão substituir os advogados! Pelo contrário, o uso crescente de novas tecnologias tende a impulsionar uma maior qualificação dos advogados.

Longe de ser uma interferência negativa, essa transformação permite que os advogados se aproximem cada vez mais das mudanças e sejam, eles mesmos, parte fundamental da evolução do setor. Você pode ler mais sobre isso na nossa entrevista com o Bruno Feigelson, presidente da Associação Brasileira de Lawtechs & Legaltechs (AB2L).

Cursos de pós-graduação ainda são essenciais, mas outras formas de aprendizado ganham força com essas mudanças porque não ficam tão apegadas a estudos e pesquisas. Eventos e cursos de curta duração podem ser mais centrados no momento atual, citando mudanças que ainda estão sendo implementadas.

2. Aprender coisas novas e se desenvolver pessoalmente

Esqueça por um instante suas responsabilidades como profissional e pense apenas em você mesmo. Tente se lembrar de como era bom e instigante aprender coisas novas apenas pela sensação que traziam a você.

Agora reflita sobre o que você tem feito nesse sentido desde que começou a trabalhar como advogado. Qual foi a última vez que você se matriculou em um curso porque sentiu curiosidade sobre o assunto?

Enquanto você adia esse tipo de compromisso, está deixando de dar estímulos ao seu cérebro. Você sabia que seus neurônios precisam sair um pouco da rotina para serem preservados? Pois é. Aprender apenas por prazer te deixa mais criativo e produtivo!

3. Destacar vantagens competitivas

Investir em atualização profissional é uma maneira de se desenvolver individualmente e adotar melhorias para sua advocacia. Mas além dos benefícios particulares, se manter atualizado também ajuda você a conservar uma posição de destaque frente à concorrência. E num país com um milhão de advogados registrados na OAB, quem não quer se destacar, certo?

O futuro pertence a quem se adequar a ele! Por isso, é importante já começar a se preparar para os desafios (e oportunidades) que estão por vir. Afinal, diferente de quem ainda não se atentou para isso, você vai ser parte ativa da mudança e vai sentir a transição de forma mais natural. É também por esse motivo que a atualização profissional é tão importante!

4. Dominar o mercado

E por fim, todos os motivos anteriores tem um objetivo: dominar o mercado! Conhecer o rumo que a advocacia está tomando, se manter informado sobre as inovações do setor, ouvir as pessoas que são referência na advocacia moderna, saber quem são os seus pares e fazer conexões com outros profissionais são atitudes essenciais para manter as carreiras e os negócios jurídicos sustentáveis a longo prazo.

Dessa forma, as parcerias e os conhecimentos certos na hora certa podem fazer toda a diferença! Quanto mais relações profissionais você estabelece e mais aprendizado você adquire, mais fácil é sentir o mercado e entender para onde ele caminha.

Você já ouviu falar no Aurum Summit?

Se algum desses motivos te chamou atenção, então você deveria conhecer o Aurum Summit, um dia inteiro de imersão no futuro da advocacia. O evento reúne profissionais renomados para debater as novidades do mercado jurídico e compartilhar suas experiências. Além de convidados como Francisco Müssnich, da BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão, o evento conta com a colaboração e o patrocínio de empresas relevantes no ramo das lawtechs, como a Cálculo Jurídico.

E já que estamos falando sobre a importância das conexões profissionais, vale mencionar que o Aurum Summit é especialmente pensado para construir relacionamentos e fazer networking! Se você tiver interesse e quiser saber mais, é só clicar aqui. :)

____________

*Marcela Quint é gerente de Marketing na Aurum. Formada em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, tem mais de 5 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico. É apaixonada por comportamento, liderança e inovação.

Aurum Software LTDA

Atualizado em: 16/11/2017 08:58

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

É Autor Migalhas? Faça seu login aqui

Publicidade