MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Gerenciamento de passivo trabalhista: como o contrato individual de trabalho pode proteger a empresa?

Gerenciamento de passivo trabalhista: como o contrato individual de trabalho pode proteger a empresa?

Um contrato de trabalho bem elaborado e que segue os trâmites legais é a consagração de uma relação transparente, que blinda a empresa de processos trabalhistas, gerando economia, segurança e maior resultado para o empresário.

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Atualizado em 20 de fevereiro de 2018 18:26

A legislação trabalhista é excessivamente rigorosa quanto se trata de direitos e deveres dos empregados e empregadores.

Os variados entendimentos dos Tribunais resultam em insegurança jurídica para as empresas, impactando significativamente na receita financeira da empresa.

A desinformação, por parte do empregador e empregado, gera desconforto na contratação de funcionários, ocasionando uma má relação entre empregado e empregador.

Tecnicamente, o contrato de trabalho é conceituado como um ato jurídico bilateral, tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego.

Mas, por que o contrato de trabalho é importante para a empresa?

O contrato de trabalho é o início de toda relação empregatícia.

É o momento em que as partes convencionam as condições para a execução do trabalho e é, também, o momento em que tudo que compõe essa relação deve ficar as claras.

As principais orientações na elaboração do contrato de trabalho são:

  • O contrato de trabalho deve ser escrito e assinado em duas vias, uma para a empresa e outra para o empregado.
  • Constar expressamente as particularidades da empresa, da função do empregado, as atribuições da função, a jornada de trabalho e a natureza do trabalho.
  • Observar os direitos do empregado previstos nos acordos e convenções coletivas de trabalho.
  • Especificar, quando e como, as penalidades que o empregado pode sofrer, caso seja descumprido alguma outra cláusula.
  • O contrato de trabalho deve estar bem redigido, em conformidade com a legislação, com um texto objetivo, simples e de fácil compreensão. Sem abrir brechas para diversos entendimentos sobre as cláusulas firmadas.
  • O principal é que as partes estejam bem assessoradas sobre os direitos e deveres do contrato firmado, não pairando dúvidas sobre o que foi assinado. O ideal é que o empregado leve, no mínimo, uma testemunha (pessoa de sua confiança e de seu convívio) para ler e assinar o contrato como testemunha.

O intuito do contrato de trabalho é firmar cláusulas que tragam direitos e deveres para ambas as partes, visando a continuidade do vinculo jurídico, ou seja, do emprego.

Por fim, um contrato de trabalho bem elaborado e que segue os trâmites legais é a consagração de uma relação transparente, que blinda a empresa de processos trabalhistas, gerando economia, segurança e maior resultado para o empresário.

_______________

*Fabrício de Morais Jacinto é advogado, sócio fundador do escritório Morais & Araújo Advogados.








AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca