MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. 5 mitos sobre software para escritórios de advocacia

5 mitos sobre software para escritórios de advocacia

Embora o software para escritórios de advocacia já exista há mais de uma década, ainda existem muitos mitos que o cercam.

sexta-feira, 16 de março de 2018

Atualizado em 15 de março de 2018 08:38

Alguns desses mitos provêm de fatos antigos sobre soluções passadas de gerenciamento dos escritórios de advocacia. Outros provêm da resistência à mudança que vem naturalmente com a modernização.

É importante dissipar esses equívocos. Devido em grande parte à tecnologia, o próprio universo jurídico está mudando. Em breve, os escritórios de advocacia terão que se adaptar ou arriscar ficar atrasados.

Mito 1: o software para escritórios de advocacia não vale o custo

Muitos profissionais legais não entendem que o software para escritórios de advocacia certo vai mais do que pagar por si próprio.

Alguns advogados confirmarão que o software para escritórios de advocacia transformou a forma como o escritório de advocacia opera.

Em muitos escritórios de advocacia, o software para escritórios de advocacia equivale ao seu investimento apenas no tempo economizado na gestão da rotina do escritório.

Além dos documentos e processos, o software para escritórios de advocacia pode ajudar sua equipe a organizar casos, padronizar processos de negócios, contatos e muito mais.

Mito 2: software para escritórios de advocacia oferta recursos para grandes bancas

Existem algumas soluções de gestão para práticas jurídicas adaptadas a escritórios individuais e pequenos, mas também há muitas disponíveis para grandes bancas.
Se você é de um pequeno escritório de advocacia, faça pesquisas para encontrar a solução mais abrangente para suas necessidades.

Mito 3 : é mais barato comprar soluções separadas


Muitos escritórios de advogados ficam sobrecarregados e frustrados quando procuram soluções de gestão - é algo compreensível.
Existem muitas tecnologias no mercado a fora. Para evitar a falta de recursos que eles acham que precisam, muitos escritórios de advocacia escolhem um pacote de soluções para juntar seu próprio software para escritórios de advocacia.
Isso geralmente inclui um CRM, software de calendário, Excel, gerenciamento de documentos e muito mais.

Embora isso possa funcionar, não é um uso eficiente de tempo ou dinheiro. O software para escritórios de advocacia correto pode ser a única solução abrangente para as necessidades da sua empresa.

Mito 4: o software para escritórios de advocacia é muito difícil de usar


Embora algumas soluções sejam mais fáceis de usar do que outras, muitas soluções modernas são projetadas para serem fáceis de usar. Se você é cético, agende uma demonstração com cada software que você está considerando. Você pode se surpreender em como a tecnologia tem atuado para ser um facilitador para o usuário final do sistema.

Haverá uma curva de aprendizado para qualquer software jurídico que você escolha. Mas assegure-se de que o tempo que você leva para aprender a manusear o sistema não exceda o tempo que você está economizando ao usá-lo.

Mito 5: o software para escritórios de advocacia não é tão seguro quanto os processos feitos no papel

Os advogados têm razão em se preocupar com a segurança de seus arquivos. Ter maior confiança nos arquivos de papel do que em arquivos digitais, no entanto, é incorreta. Os arquivos de papel podem ser vítimas de desastres naturais, roubo e perda, para citar alguns riscos.

A maioria das soluções modernas de software jurídico oferecem ambientes baseados em nuvem altamente seguros para seus dados.
Como o setor de tecnologia jurídica já existe há tantos anos, viu-se muitas soluções diferentes surgir e diminuir. O mercado ensinou, e alguns dos melhores sistemas floresceram enquanto os menores sumiram.

Se o seu escritório de advocacia está pensando em implementar o software pela primeira vez ou atualizar sua solução atual, faça sua pesquisa. Você tem muitas opções, e algumas soluções serão mais adequadas para seu escritório do que outras.

Gostou? Deseja ter acesso conteúdos sobre tecnologia e a transformação digital na advocacia? Cadastre-se: blog.avisourgente.com.br

________________________

*Marcos Aurélio Silva é analista de produção de conteúdo da Aviso Urgente.

Aviso Urgente Clipping e Softwares Ltda

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca