sexta-feira, 23 de outubro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Walter Piva Rodrigues, 70 anos

Maria Eugenia Raposo da Silva Telles e Olivia Raposo da Silva Telles

Advogado, Professor de Direito, Jurista, Desembargador. Funções relevantes que ele exerce com alma e coração, profundamente consciente da importância e do significado de seu nobre mister.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Neste 26 de maio de 2018, nosso querido amigo Walter Piva Rodrigues completou 70 anos de idade. É chegado o momento de reiterar, com clareza e afeto, o quanto seu exemplo de vida é inspirador para todos nós, que o conhecemos desde sempre, bem como para a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, para Magistratura e para o Brasil.

Advogado, Professor de Direito, Jurista, Desembargador. Funções relevantes que ele exerce com alma e coração, profundamente consciente da importância e do significado de seu nobre mister.

Importância e significado que ele, como poucos, sabe orientar no sentido da realização da Justiça, da boa formação das jovens gerações, e da construção de um Brasil melhor.

Estudioso do Processo Civil, sua relevante contribuição teórica, notadamente em matéria de produção da prova e de substituição tributária, é iluminada por uma admirável visão humanística.

Mas a atuação de Walter Piva não se limita ao cumprimento dos elevados deveres inerentes aos cargos que ocupa. Além disso e sobretudo, ele se empenhou e esteve presente nas lutas travadas pelas forças vivas deste País nestes seus 14 lustros de existência.

Em todos esses embates, soube com firmeza e generosidade se posicionar em defesa da Democracia, dos Direitos Humanos, da Ética na Política.

Sua impecável carreira jurídica e sua valorosa militância cidadã são reveladoras da imbatível combinação de uma boa mente em um bom coração, inteligência e bondade. São grandes virtudes que convivem na personalidade cativante de Walter Piva Rodrigues.

Como Professor das Arcadas, conduz seus alunos com competência e dedicação, transmitindo-lhes ciência e consciência, e acima de tudo com a devoção de quem acredita, do fundo do coração, que na sala de aula soberana é a classe, são os estudantes, e que o verdadeiro Mestre está ali para lhes iluminar os caminhos, com amor.

Alçado ao cargo de desembargador pelo Quinto constitucional, pauta sua atuação pelos valores da serenidade e da Justiça, que fazem dele um verdadeiro modelo de magistrado.

Em que pesem os títulos acadêmicos que conquistou e os cargos importantes que ocupa, Walter Piva mantém-se cordial e afável, lhano e simples no trato.

Amigo de todas as horas do Goffredo e nosso, sobre Walter Piva podemos dizer, valendo-nos da sábia lição de Cícero, que "o maior dom concedido pelos deuses à Humanidade é a Amizade", e sua Amizade está entre os dons com que a vida nos presenteou.

São Paulo, maio de 2018.

______________

*Maria Eugenia Raposo da Silva Telles e Olivia Raposo da Silva Telles são advogadas em São Paulo.


Atualizado em: 30/5/2018 15:54

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

É Autor Migalhas? Faça seu login aqui

AUTORES MIGALHAS

Luciana G. Gouvêa

Migalheira desde 2019

Gabriel Junqueira Sales

Migalheiro desde 2019

Fernando Salzer e Silva

Migalheiro desde 2016

Vitor Krikor Gueogjian

Migalheiro desde 2020

David Borges Isaac

Migalheiro desde 2013

Laura de Almeida Machado

Migalheira desde 2013

André Castro Carvalho

Migalheiro desde 2018

Hélio Gurgel Cavalcanti

Migalheiro desde 2019

Alexei Bonamin

Migalheiro desde 2009

Roberto Algranti Filho

Migalheiro desde 2020

Adriana Estigara

Migalheira desde 2008

Cleanto Farina Weidlich

Migalheiro desde 2007

Alexandre Motta

Migalheiro desde 2008

Publicidade