segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Direitos trabalhistas do paciente com câncer

Juliana Sábio Nicolletti

Os pacientes com câncer possuem direito à prioridade na tramitação de seus processos judiciais, bastando fazer o requerimento ao Juízo, comprovando sua condição por meio documentação médica.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Outubro rosa e novembro azul são meses popularmente conhecidos como épocas de conscientização mediante campanhas voltadas à prevenção ao câncer.

Num momento tão sensível, além das formas de prevenção e apoio ao paciente e familiares, é importante destacar alguns direitos trabalhistas relacionados ao paciente.

Saque do FGTS - O saldo do FGTS pode ser levantado pelo trabalhador acometido pelo câncer, ou por aquele que possuir dependente portador da doença. Poderá ser retirado o valor total de cotas, inclusive aquelas relacionadas ao contrato de trabalho ativo.

Proteção à dispensa discriminatória - Presume-se discriminatória a dispensa de trabalhador portador de doença grave que suscite estigma ou preconceito. Entende-se por estigma, sinal, marca ou cicatriz deixada pela doença que possa ocasionar um ato discriminatório do empregador, comportamento censurado pela legislação brasileira. Importante dizer que se o empregado estiver apto ao trabalho, a doença, só por si, não impede o desligamento da empresa, contudo, caso comprovado que a dispensa ocorreu em razão da doença, haverá consequências jurídicas negativas para o empregador.

Auxílio doença - o trabalhador segurado, inscrito no regime geral de previdência social (INSS), se considerado temporariamente incapaz para o trabalho em virtude da doença, por mais de 15 dias consecutivos, terá direito ao benefício do auxílio doença previdenciário.

O segurado deverá agendar uma perícia médica junto ao INSS, apresentando ao perito toda a documentação médica que descreva seu estado clínico e, constatada a incapacidade para o trabalho, terá direito ao benefício.

A depender da situação fática do paciente, outros benefícios poderão ser concedidos ao invés do auxílio-doença, tais como aposentadoria por invalidez ou benefício assistencial (LOAS), cumpridos os requisitos legais necessários.

Prioridade na tramitação de processos - os pacientes com câncer possuem direito à prioridade na tramitação de seus processos judiciais, bastando fazer o requerimento ao juízo, comprovando sua condição por meio documentação médica.

__________

*Juliana Sábio Nicolletti é sócia-advogada do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, com atuação na área trabalhista.

 

Atualizado em: 25/9/2019 17:55

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Levi Rezende Lopes

Levi Rezende Lopes

Migalheiro desde 2020
Valmir Pontes Filho

Valmir Pontes Filho

Migalheiro desde 2004
Márcio Aguiar

Márcio Aguiar

Migalheiro desde 2020
Renato da Fonseca Janon

Renato da Fonseca Janon

Migalheiro desde 2017
Anna Carolina Venturini

Anna Carolina Venturini

Migalheira desde 2014
Carlos Barbosa

Carlos Barbosa

Migalheiro desde 2019
Carolina Amorim

Carolina Amorim

Migalheira desde 2020
Taciana Santos Lustosa

Taciana Santos Lustosa

Migalheira desde 2020
Paulo Henrique Cremoneze

Paulo Henrique Cremoneze

Migalheiro desde 2019
Marco Aurélio Mello

Marco Aurélio Mello

Migalheiro desde 2014
Ivo Ricardo Lozekam

Ivo Ricardo Lozekam

Migalheiro desde 2020

Publicidade