MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. American dream ou presente de grego? Os riscos da bitributação dos brasileirinhos nascidos nos EUA

American dream ou presente de grego? Os riscos da bitributação dos brasileirinhos nascidos nos EUA

Dorival Guimarães Pereira Júnior

A nacionalidade é o vínculo jurídico-político mais importante que liga o indivíduo ao Estado. A relação que se estabelece, portanto, ultrapassa a questão afetiva, cultural e econômica. No caso do baby boom de brasileirinhos nos EUA, por mais bem-intencionados que sejam os pais, não podem desconhecer que, além das vantagens, há também os ônus de serem norte-americanos.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Atualizado em 27 de setembro de 2019 17:23

Para enfrentar a dura crise brasileira, cada vez mais mulheres grávidas das classes média e alta estão viajando para dar à luz nos Estados Unidos.

Impulsionados por celebridades que fizeram o mesmo, e tendo à disposição inclusive programas sérios, organizados por médicos renomados, os filhos de muitos casais brasileiros já obtiveram a nacionalidade norte-americana.

Os EUA adotam como critérios de atribuição de nacionalidade originária tanto o jus soli quanto o jus sanguini. Desta forma, são considerados nacionais norte-americanos tanto os nascidos naquele território quanto os filhos de pai ou mãe norte-americanos.

A crise econômica e social, aliada à descrença no futuro do país, faz com que pais brasileiros desembolsem cerca de 40 mil dólares em transporte, hospedagem e despesas médico-hospitalares. A recompensa: a tão sonhada nacionalidade americana, com direito a permanência e livre circulação no país, possibilidades de estudo e trabalho. Enfim, o "sonho americano".

Mas há um fato desconhecido do grande público. Junto com os direitos, temos os deveres. O direito ao passaporte norte-americano é acompanhado pelo dever de recolher tributos junto ao Serviço da Receita Federal dos Estados Unidos (Internal Revenue Service - IRS), mesmo que esse brasileiro nunca venha a residir ou trabalhar nos EUA.

Isso porque os EUA adotam a chamada tributação pela nacionalidade (Citizenship-based taxation - CBT). Dessa forma, segundo ordenamento jurídico norte-americano, todos os seus nacionais estão sujeitos à tributação, independentemente de onde auferiram sua renda ou possuam investimentos.

Assim, são sujeitos à tributação pelos órgãos fiscais daquele país todos os nacionais americanos, independente do país de sua residência ou domicílio ou da origem de sua renda. O sistema norte-americano reconhece, para tais fins, que são equiparáveis a nacionais (US persons), os nacionais estadunidenses (numa compreensão ampla, sejam cidadãos ou não), residentes ou não em solo norte-americano, os titulares de green card e de algumas modalidades de vistos.

Por tais razões, os filhos de brasileiros nascidos nos EUA (titulares, portanto, da nacionalidade americana), mesmo que tenham no Brasil domicílio e não se encontrem no exercício de direitos e obrigações inerentes à cidadania daquele Estado, sujeitam-se, pela lei norte-americana, à tributação por suas autoridades fiscais.

O Serviço da Receita Federal dos Estados Unidos considera a renda global do indivíduo, impondo-lhe declarar todo rendimento financeiro, assim compreendido a renda de trabalho, assalariado ou não, bem como investimentos e ganhos de capital com venda de imóveis ou de ações, estando sujeitos à tributação americana, independentemente do território em que ocorreram.

Assim, um jovem brasileiro, nascido nos EUA, que passa a trabalhar e auferir renda no Brasil, encontra-se sujeito às obrigações tributárias brasileiras (por fatos geradores que tenham conexão com o nosso ordenamento jurídico), e também nos EUA, pelos mesmos rendimentos aqui tributáveis. Uma vez informado, seja pela instituição financeira, seja pelo próprio governo brasileiro, o IRS pode adotar medidas em território norte-americano visando a cobrança dos impostos.

E ainda que esse jovem não possua ativos nos EUA que sejam passíveis de bloqueio ou arresto para fins de pagamento de obrigações tributárias identificadas pelas autoridades fiscais americanas, com a promulgação do Código de Processo Civil de 2015, existe a possibilidade de homologação de sentença estrangeira para fins de execução fiscal, abrindo, portanto, caminho para que uma dívida fiscal junto aos EUA venha a ser cobrada no Brasil.

A nacionalidade é o vínculo jurídico-político mais importante que liga o indivíduo ao Estado. A relação que se estabelece, portanto, ultrapassa a questão afetiva, cultural e econômica. No caso do baby boom de brasileirinhos nos EUA, por mais bem-intencionados que sejam os pais, não podem desconhecer que, além das vantagens, há também os ônus de serem norte-americanos. Só com essa reflexão, prévia e consciente, o gesto de amor que possibilite o passe ao "sonho americano" pode deixar de se tornar um "presente de grego".

__________

*Dorival Guimarães Pereira Júnior é advogado internacionalista, sócio da Guimarães Pereira Advogados e Consultores.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca