terça-feira, 27 de outubro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Oxford elege "Tóxico" a palavra do ano de 2018

Hélia Figueiredo

As buscas não se referem apenas ao sentido literal da palavra, mas também ao metafórico: depois de "químico", a palavra que mais compõe as buscas junto com "tóxico", é "masculino".

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

O dicionário Oxford elegeu como palavra do ano de 2018 o termo "tóxico". Anualmente, a editora da instituição britânica escolhe a palavra que teria atraído maior interesse das pessoas. O verbete é selecionado devido ao seu potencial duradouro e significância cultural.

"A palavra do ano da Oxford é uma palavra ou expressão que é julgada como um reflexo do ethos, do humor ou das preocupações do ano que está chegando ao fim, e ela tem um potencial duradouro como termo de significado cultural", informa no site da instituição.

Dados mostram que houve um aumento de 45% no número de vezes que o termo foi pesquisado no site oxforddictionaries.com. As buscas não se referem apenas ao sentido literal da palavra, mas também ao metafórico: depois de "químico", a palavra que mais compõe as buscas junto com "tóxico", é "masculino".

Segundo Oxford, o movimento #MeToo, que abriu caminho para debates e revelações sobre casos de abuso sexual dentro da indústria cinematográfica, é um dos responsáveis pelo feito.

"O termo masculinidade tóxica criou raízes na consciência pública", afirma a instituição.

Outras pesquisas comuns, em conjunto com "tóxico", são os termos "relacionamento" e "cultura".

Anos anteriores

Em 2017, a palavra do ano foi "youthquake", que significa, em tradução livre, algo como "terremoto jovem", em alusão ao poder da geração millennial. Em 2016, foi a vez da palavra "pós-verdade". Em 2015, a palavra do ano foi um emoji e, em 2014, o termo selecionado foi "vape", uma abreviação do substantivo "vapor" ou do verbo "vaporizar", usado entre fumantes que adotaram o "cigarro eletrônico". Já em 2013, a palavra que ficou com o troféu foi "selfie".

________________

*Hélia Figueiredo é assessora de comunicação na Aliança Traduções.

Alianca Traducoes e Comunicacoes Ltda.

Atualizado em: 27/11/2018 15:04

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Murillo de Aragão

Migalheiro desde 2018

René Ariel Dotti

Migalheiro desde 2006

Roberto Rosas

Migalheiro desde 2015

Stanley Martins Frasão

Migalheiro desde 2002

Gustavo Binenbojm

Migalheiro desde 2005

Celso Cintra Mori

Migalheiro desde 2005

Almir Pazzianotto Pinto

Migalheiro desde 2003

Rogério Pires da Silva

Migalheiro desde 2005

Teresa Arruda Alvim

Migalheira desde 2006

Publicidade