quinta-feira, 29 de outubro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Mudanças do NCPC

Ebook analisa artigo por artigo das mudanças do NCPC no cumprimento de sentença

Luciano Martins

Elaborado pelo SAJ ADV, software de gestão de escritórios de advocacia, o material analisa artigo por artigo do título destinado ao cumprimento de sentença. Cada um deles, desde o art. 513 até o art. 538, recebe os comentários minuciosos do advogado Cristiano Imhof, colunista do SAJ ADV e autor do livro Novo Código de Processo Civil comentado e anotado.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Dentre todas as mudanças trazidas pelo novo CPC, em 2015, há também aquelas que afetaram diretamente a busca do credor pela satisfação dos créditos do devedor. Se antes, no CPC/73, qualquer das cobranças do credor se dava por meio de um processo de execução, agora, isso só acontece quando o título que se tem em mãos é extrajudicial.

Isso significa, portanto, que o credor deverá abrir um processo próprio para executar a dívida, já que não há nenhuma ação anterior a respeito dessa demanda.

A novidade é quando a cobrança se dá por meio de um título judicial, oriundo de uma sentença. Isso significa que a demanda já foi discutida judicialmente antes, em um processo de conhecimento. Em outras palavras, já há uma determinação do juiz para que o devedor faça o pagamento do valor discutido. Com essa sentença em mãos (que faz as vezes de um título judicial), o credor já pode fazer a cobrança automaticamente, dentro do processo já existente. Seria, portanto, um mero cumprimento de sentença.

Neste sentido, o novo CPC separou as ações que antes eram contidas todas dentro do processo de execução. Agora, como vimos, o cumprimento de sentença mereceu um capítulo à parte do código. E é sobre ele que o ebook Cumprimento de sentença: as mudanças trazidas pelo novo CPC trata com detalhes.

Elaborado pelo SAJ ADV, software de gestão de escritórios de advocacia, o material analisa artigo por artigo do título destinado ao cumprimento de sentença. Cada um deles, desde o art. 513 até o art. 538, recebe os comentários minuciosos do advogado Cristiano Imhof, colunista do SAJ ADV e autor do livro Novo Código de Processo Civil comentado e anotado. O material pode ser baixado gratuitamente.

Veja como o ebook está dividido:

Capítulo 1: comporta os arts. 513 a 519, que são destinados às disposições gerais;

  • Capítulo 2: analisa os arts. 520 a 522, que disciplinam o cumprimento provisório da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa;
  • Capítulo 3: menciona os arts. 523 a 527, que, assim como os dispositivos do capítulo anterior, também tratam da obrigação de pagar quantia certa, mas, desta vez, envolvendo o cumprimento definitivo da sentença;
  • Capítulo 4: aborda os arts. 528 a 533, que disciplinam o cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de prestar alimentos;
  • Capítulo 5: analisa os arts. 534 a 535, que disciplinam o cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa pela Fazenda Pública;
  • Capítulo 6: aborda os arts. 536 a 538, que disciplinam o cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de fazer, de não fazer ou de entregar coisa.

E para fazer o download gratuito desse material é muito simples! Basta clicar AQUI ou acessar o seguinte endereço: https://materiais.sajadv.com.br/e-book-cumprimento-de-sentenca-novo-cpc.

Você também quer conhecer melhor gestão na advocacia? Faça seu cadastro no melhor software jurídico e receba materiais exclusivos em seu e-mail.

 

__________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Saj Adv Sistemas LTDA

Atualizado em: 10/10/2019 18:00

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

Publicidade