MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O planejamento da gestão do seu escritório define seus objetivos e expectativas para o futuro

O planejamento da gestão do seu escritório define seus objetivos e expectativas para o futuro

A compreensão que se exige dos advogados para agregar as metodologias aos sistemas e inovar, é de que a advocacia não é mais a mesma. Atualmente, ser advogado atuante no mercado exige muito mais do que ser qualificado apenas para uma simples advocacia.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Atualizado em 12 de fevereiro de 2019 15:51

O futuro dependerá daquilo que fizermos no presente.

Já montou o planejamento do seu escritório para esse ano?

Quais são suas perspectivas de crescimento?

Começamos 2019 relembrando sobre o crescimento da economia em tempos de globalização e como o avanço da tecnologia geraram aos serviços uma aceleração rápida de demanda e retorno imediato da prestação de serviço. Diante disso, os escritórios de advocacia foram diretamente atingidos, aumentando a concorrência, gerando certa instabilidade econômica nas receitas gerando também grande dificuldade no controle da demanda.

Sabe-se que muitos advogados e escritórios de advocacia de sucesso não chegam necessariamente ao patamar de expertise, do conhecimento, da qualidade, e sim, por conta de qualidades não jurídicas dos serviços que realizam e do modo como organizam suas estratégias.

A estratégia é a visão do futuro, organizando suas ideias e passos de amanhã hoje, e executando o necessário para que eles aconteçam e os resultados apareçam. "O futuro dependerá daquilo que fizermos no presente" Mahatma Gandhi.

Então, vai ficar parado ou vai pensar na boa gestão do seu escritório?

Inicialmente é preciso ter condições de visualizar que de uma forma simplificada o escritório de advocacia, para que a gestão seja dividida em: pessoas, clientes, serviços e finanças. Imagine o seguinte esquema:

GESTÃO JURÍDICA = MARKETING; CLIENTES; FINANCEIRO; RH; PLANEJAMENTO; INOVAÇÃO; ESTRATÉGIA DE DESEMPENHO; GOVERNANÇA

Denota-se que o esquema representa a gestão interna do escritório, o ambiente interno juntamente ao externo. Por isso a necessidade de conhecer muito bem os fatores internos e externos que interferem no sucesso do seu negócio.

Devido às mudanças a advocacia antiga, clássica, perdeu seu sentido. O advogado não consegue mais manter todas as funções de gestão de um escritório e, ainda, apresentar esse novo padrão de serviço exigido. É em razão disso que administrar, gerenciar e executar os serviços de advocacia exigiu dos profissionais desse mercado certa readequação dos métodos utilizados para o trabalho.

Com o objetivo de atender ao fato traçado para o futuro, faz-se necessário compreender o conceito de planejamento e o objetivo de desenvolvê-lo. Entende-se, do conceito de planejamento, que há uma cadeia utilizada para enquadrar os objetivos da empresa, metas e princípios, interagindo coma política de mercado - deixando o ambiente organizado e adequado ao quanto planejado.

O que define o planejamento estratégico é o modus operandi de contabilizar o ambiente externo juntamente com o interno, proporcionando uma postura correspondente ao direcionamento inicialmente traçado.

Aliás, a análise do planejamento estratégico é diária, necessitando de um acompanhamento específico, buscando-se uma constante melhoria nos projetos que estão sendo concretizados. Logo, o planejamento estratégico traz o que há de mais moderno para performance administrativa, para otimizar o tempo junto aos recursos disponíveis e organizando os dados para ampliar o tempo de dedicação e aperfeiçoamento no trabalho.

Os dados são importantes para a tomada de decisão, sobretudo, o chamado "custo x benefício". Ou seja, conhecer os detalhes operacionais do seu negócio lhe permitirá organizar as informações necessárias para as tomadas de decisão. Assim, é possível dividir o caminho a ser traçado:

  • Analisar o ambiente interno e externo do escritório; (qual nossa posição)
  • Analisar os objetivos estabelecendo missão, visão e valores de curto, médio e longo prazo; (o que desejamos alcançar?)
  • Analisar as ações e caminhos para alcançar os objetivos traçados; (como fazer?)
  • Análise diária do planejamento.

Para que isso ocorra é necessário desenvolver atividades eficientes, precisas e seguras gerando o diferencial no mercado.

No que tange ao planejamento como fator importante que interfere diretamente na gestão do escritório, percebe-se que, sem o devido planejamento, o escritório pode ser atingido de tal modo que prejudique seu futuro como advogado.

Assim é possível identificar a premissa negativa exposta sobre o planejamento estratégico, visto que de nada adiantar planejar se na prática os efeitos são divergentes. Assim, tudo se torna obsoleto quando o planejamento e a execução não são devidamente aplicados. Embora haja críticas sobre o planejamento estratégico e sua aplicabilidade nos escritórios de advocacia, não ultrapassam a questão de procedimentos.

Deixar os métodos de gestão que são necessários para o novo cenário da advocacia é, sem dúvida, fechar os olhos para o futuro. A compreensão que se exige dos advogados para agregar as metodologias aos sistemas e inovar, é de que a advocacia não é mais a mesma. Atualmente, ser advogado atuante no mercado exige muito mais do que ser qualificado apenas para uma simples advocacia.

Por isso, aproveite o início do ano para montar seu planejamento de modo cuidadoso considerando os pontos abordados neste artigo.

___________

t*Kamille Ziliotto é advogada e administradora do escritório GSG Advocacia.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca