MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. 97% dos escritórios de sucesso têm software de gestão para advogados

97% dos escritórios de sucesso têm software de gestão para advogados

Pesquisa mostra que escritórios bem sucedidos têm a tecnologia como aliada. Quase todos contam com um software de gestão para advogados.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Atualizado em 9 de abril de 2019 14:29

Assim como qualquer outro tipo de empresa, um escritório de advocacia precisa investir em ferramentas que facilitem os processos e contribua para que a gestão seja ainda mais eficiente.

Uma pesquisa realizada e divulgada pela revista Análise - Diretório Nacional da Advocacia 2019 revelou que a cada fez escritórios de médio porte, oito possuem um Software de Gestão para Advogados. Claro que quando se fala de escritórios que alcançaram o sucesso e já se classificam como grandes bancas esse índice é quase que total (97%).

O dado demonstra como ter a tecnologia como aliada, e possuir um bom software de gestão está estritamente ligada ao sucesso do escritório.

O gráfico abaixo demonstra o percentual de investimento em tecnologia nos escritórios 

*Sobre o faturamento anual

t

A pesquisa revela outros dados bem interessantes sobre a presença da tecnologia nos escritórios de advocacia. Veja:

Softwares de gestão para advogados que possuem a automação de processos está muito presente, tanto nas grandes bancas (78%), quanto nas menores (62%).

O levantamento da revista ainda aponta que automação de atendimento a clientes está cinco vezes mais presente em escritórios de grande porte do que nos de tamanho médio.

Agora quando o assunto é desempenho de funções de advogados nas funções legais por ferramentas tecnológicas (Inteligência artificial), tanto os grandes (59%) quanto os médios e pequenos (69%) afirmam que a substituição ainda não ocorreu.

Por fim, nove em cada dez dos grandes escritórios tem um gestor especialista em TI nos seus quadros. Entre os médios e pequenos, apenas um terço conta com esse profissional. Quem não tem o serviço dentro do próprio escritório, terceiriza. São 70%, no caso dos médios e pequenos e 59% no caso dos grandes.

Como software de gestão para advogados pode ajudar no sucesso do escritório

Ser avesso à tecnologia não combina com as demandas atuais. Estar conectado é uma forma de conquistar mais clientes e fazer mais negócios. Investir em um software jurídico para automatizar alguns processos de trabalho é uma forma de aumentar a produtividade da equipe.

t

Otimize a sua relação com os seus clientes

Embora o foco principal do software de gestão para advogados seja a automatização de processos, um dos maiores benefícios que o seu escritório de advocacia pode conquistar é um bom relacionamento com os seus clientes.

Considerando as limitações do marketing para advogados, uma boa relação com os seus clientes é a maneira mais efetiva de disseminar o nome do seu escritório.

Essa prova social, que chamamos de marketing boca a boca, possibilita que o custo por aquisição de cliente seja reduzido e seus esforços em marketing jurídico sejam poupados ou remanejados.

Então, o investimento na tecnologia para advogados, visto como uma alternativa à promoção do seu escritório, apresenta um custo-benefício que pode ser convertido em melhorias para o seu estabelecimento ou para os seus colaboradores.

Não restringindo os benefícios de uma boa relação com os seus clientes unicamente ao seu marketing jurídico, a tecnologia na advocacia é uma ótima ferramenta para a redução do seu retrabalho, uma vez que procedimentos são automatizados e pré-estabelecidos de maneira segura, possibilitando a você prazos mais curtos e maior valor gerado aos clientes atendidos.

t

Diminua custos com a sua operação

Tanto por questões ambientais quanto pelo tempo de execução das suas operações, a automatização dos seus processos possibilita a redução dos seus custos.

A conta é simples, quanto menor o tempo de execução de uma tarefa, menos o escritório estará gastando para realizar o processo!

Entretanto, ao levar à ponta do lápis, ou melhor, ao analisar o big data do sistema, é possível evidenciar uma grande diferença entre o custo de operação de um escritório "desatualizado" em comparação a um escritório que possua um software jurídico.

A tecnologia na advocacia vai além da dinamização de processos, ela está integrada a todos os departamentos do seu escritório, e a tendência é ela se desenvolver cada vez mais com o tempo, permitindo que processos judiciais sejam tratados de maneira mais ágil e segura.

Tenha o controle do seu escritório e previna-se de situações de risco

Por mais que as funções do software de gestão varie de sistema para sistema, com o auxílio proporcionado pela tecnologia na advocacia, o controle sobre as situações de risco que possam vir a afetar o seu escritório se torna mais efetivo.

Visto que o controle dos seus processos jurídicos torna-se cada vez mais automático, resta ao profissional do direito a cognição para estruturar estratégias de sucesso e realizar tomadas de decisão muito mais assertivas.

Nós da Data Lawyer temos especialistas que podem na venda de softwares jurídicos, entregamos soluções para advogados que buscam pela melhora dos seus processos.

Entre em contato com um de nossos consultores, hoje mesmo, e garanta o sucesso do seu escritório jurídico com a tecnologia na advocacia.

__________

t*Marcos Aurélio Silva é produtor de conteúdo e comunicação digital na Data Lawyer.

DATA LAWYER TECNOLOGIA LTDA

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca