MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Autossabotagem na MP da "liberdade econômica"

Autossabotagem na MP da "liberdade econômica"

O parlamento e a presidência da República precisam estar atentos à autossabotagem constante da MP.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Atualizado em 10 de maio de 2019 15:54

Nessa semana, o Governo Federal editou a Medida Provisória 881/19 - A MP da "Liberdade Econômica". Em sua conta do Twitter¸ o Ministério da Economia declarou se tratar do "processo com maior escopo de desburocratização, desregulação e liberalização da história da economia no Brasil"1. No simbólico 1.º de maio, o economista Ricardo Amorim afirmou que a vida das pequenas empresas e startups passará a ser menos difícil, prevendo incremento do empreendedorismo e de vagas de trabalho2.

Parece-me positivo que nossa secular cultura intervencionista tenha que passar a considerar a densidade do direito fundamental à livre iniciativa, agora explicitada com mecanismos de favorecimento à inovação, controle de arbitrariedades e respeito aos contratos. No entanto, embora o conjunto da MP traga perspectivas otimistas, ele embute um detalhe paquidérmico: o fim da autonomia patrimonial pela mudança da regra-base de desconsideração da personalidade jurídica contida no art. 50 do Código Civil.

 

Apesar das flexibilizações direcionadas a relações específicas - consumeristas, ambientais, tributárias e trabalhistas -, a regra-base de desconsideração da personalidade jurídica se manteve incólume por quase duas décadas: o rompimento da autonomia patrimonial, permitindo-se adentrar no patrimônio particular de sócios de pessoas jurídicas com responsabilidade limitada, só se daria em caso de desvio de finalidade ou confusão patrimonial3.

 

O que fez, então, o presidente da República? Mudou o conceito de desvio de finalidade. Geralmente associado a práticas que envolvessem a simulação do objeto social, dando aparência de licitude à finalidade da atividade empresária4, ele passa a ser considerado da seguinte forma: "utilização dolosa da pessoa jurídica com o propósito de lesar credores e para a prática de atos ilícitos de qualquer natureza"5. Pasmem.

Ora, é claro que a desconsideração da personalidade jurídica só tem lugar quando há ilicitude. No entanto, enquanto a regra-base original restringe os limites desta, a MP simplesmente permite que patrimônios pessoais sejam atingidos quando haja a prática de atos ilícitos "de qualquer natureza". Sendo mais claro, qualquer ilícito, seja contratual ou extracontratual, poderá servir como pretexto ao rompimento da autonomia patrimonial sob o argumento de que houve dolo eventual. Os insumos não chegaram a tempo? O protesto foi feito indevidamente? O cliente escorregou na sala de reunião? Tudo bem. Ninguém queria que isso acontecesse, mas foi assumido o risco de atrasos, falhas e acidentes. Na falta de patrimônio próprio para compensar o dano, rompam a barreira da personalidade! - Dirão.

Quanto menos seguro o investidor se sentir quanto à abrangência de sua responsabilidade ao aportar capital em uma sociedade empresária, mais atrativo será emprestar seu capital ao Tesouro Nacional ou a instituições financeiras6. Se é certo que "o valor maior de toda ciência consiste em dizer-nos quais seriam as consequências caso as condições se tornassem diferentes do que são"7, o parlamento e a presidência da República precisam estar atentos à autossabotagem constante da MP. Não há desburocratização, inovação e liberalização que resistam ao indisfarçável risco jurídico da alteração da regra-base de desconsideração da personalidade jurídica.

 
______________

1 Disponível aqui

2 Disponível aqui

3 Art. 50 do Código Civil.

4 Por todos, cf. FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de direito civil. v. 1. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 395.

5 Art. 7º da MP, inserindo um § 1º no art. 50 do Código Civil.

6 LEITE, Marcelo Lauar. Limitação da responsabilidade patrimonial como fator de proteção ao investimento: razões e propostas para uma missão de resgate. Revista Semestral de Direito Empresarial, Rio de Janeiro, n. 18, jan-jul. 2016, p. 135-183.

7 HAYEK, F. A. Direito, legislação e liberdade: uma nova formulação dos princípios liberais de justiça e economia política. v. 1. Tradução de Anna Maria Capovilla et al. São Paulo: Visão, 1985, p. 12.

______________

*Marcelo Lauar Leite é advogado. Professor Adjunto da UFERSA. Doutor em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca