segunda-feira, 30 de novembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

ICMS: Você sabia que tem direito à restituição do ICMS na conta de luz?

Aproveitar o crédito do ICMS sobre a energia elétrica pode trazer inúmeros benefícios para uma empresa, pois além de diminuir impostos, esta economia será revertida aos resultados financeiros da empresa.

quarta-feira, 22 de maio de 2019

t

O Brasil é um dos países com a maior carga tributária do mundo e os empresários brasileiros conhecem muito bem esta realidade.

Em 2018, o ICMS, continuou sendo a maior forma de tributação, de acordo com o FISCO.

O que é ICMS?

ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, ou seja, são os tributos indiretos embutidos nos preços.

Poucas empresas sabem que tem o direito a crédito sobre a energia elétrica consumida e justamente sobre isto que vamos falar neste artigo.

Poucas empresas sabem, é que é possível pedir a restituição da cobrança mensal indevida de ICMS sobre as tarifas (TUST, TUST e Encargos Sociais) na conta de luz.

O comum, é que o conhecimento deste tributo seja apenas ao de aplicar às devidas contribuições que a empresa já está habituada. 

E isto, é algo fácil de se entender, pois conhecer a legislação tributária brasileira é, sem dúvida, uma das coisas mais difíceis para o empresário.

De acordo com Constituição Federal, artigo 155, parágrafo 3º, apesar de intangível, a energia elétrica é considerada como uma mercadoria.

Apesar do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) ser um imposto estadual, a limitação do crédito de energia à atividade produtiva é válida para todos os estados brasileiros, conforme a Lei Complementar nº 87 de 1996.

A cobrança de ICMS nas contas de luz é uma das maiores fontes de arrecadação de um estado e por isso, não se aplica apenas sobre o consumo de energia.

O ICMS vem sendo cobrado acima do que é devido, pois não é cobrado somente sobre a energia que é consumida, mas também, sobre mais duas tarifas: TUST (Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão) e TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição).

Qual o período máximo para se pedir a restituição do ICMS?

Pode-se solicitar a restituição dos últimos 5 anos.

Qual o valor a ser restituído?

O valor varia de acordo com o consumo, ou seja, quanto maior o consumo, maior o valor a ser restituído.

Aproveitar o crédito do ICMS sobre a energia elétrica pode trazer inúmeros benefícios para uma empresa, pois além de diminuir impostos, esta economia será revertida aos resultados financeiros da empresa.

Ressaltamos que, é importante que a empresa tenha um planejamento tributário adequado, para evitar o pagamento indevido de outros impostos.

_______________

t*William Fernandes Chaves é sócio fundandor do escritório Chaves Advocacia

Atualizado em: 21/5/2019 14:57

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Murillo de Aragão

Migalheiro desde 2018

Stanley Martins Frasão

Migalheiro desde 2002

Luis Felipe Salomão

Migalheiro desde 2014

Lilia Frankenthal

Migalheira desde 2020

Miguel Reale Júnior

Migalheiro desde 2003

Luís Roberto Barroso

Migalheiro desde 2003

Pablo Domingues

Migalheiro desde 2017

Gilberto Giusti

Migalheiro desde 2003

Ricardo Penteado

Migalheiro desde 2008

Celso Wanzo

Migalheiro desde 2019

Publicidade