terça-feira, 19 de janeiro de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Como proteger o e-mail corporativo

Cada setor deve ter a melhor segurança possível e o e-mail corporativo é mais um deles. Já que vem sendo uma das ferramentas mais usadas no dia a dia de qualquer colaborador.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Quando você recebe aquele e-mail estranho, com um assunto chamativo, a curiosidade costuma fala mais alto. Dar "uma olhadinha" pode comprometer o funcionamento de sua máquina e servidores, além de corromper a privacidade de seus dados. O seu e-mail corporativo, então, pode funcionar como uma porta de entrada para diversos males que habitam a rede.

Portanto, para manter essa via inviolável e segura, separamos algumas dicas de como usar e proteger o e-mail corporativo sem muitas dificuldades.

Senhas complexas e periodicamente atualizadas

Chega de colocar "admin", "Mudar123" ou sequencias numéricas como senha para todos logins que usa. Para manter a integridade do seu e-mail corporativo e suas informações, os acessos aos seus servidores, sistemas e computadores devem ser como um jogo de quebra-cabeça que muda suas peças após um determinado tempo. Isso faz com que haja grande dificuldade para quem tentar entrar no ambiente digital da sua empresa.

A senha deve conter, no mínimo, 8 caracteres, misturando letras maiúsculas e minúsculas, além de números e símbolos, evitando repetições.

Autenticações em níveis

Não basta melhorar sua senha. Criar duas (ou mais) barreiras de acesso dará à sua companhia um sistema de segurança de e-mail dinâmico aos que forem permitidos a entrada, bloqueando, em tempo real, atividades suspeitas na rede.

Quando um login for efetuado em um dispositivo desconhecido, um código será enviado ao responsável por aquela vertente do sistema (por e-mail, SMS ou outra forma de comunicação) para autorizar - ou não - o ingresso do usuário aos recursos solicitados.

AntiSpam e ferramentas de segurança

Os e-mails já filtram o que pode ser Spam, mas não tem como acertarem 100% das vezes. É melhor prevenir do que remediar. Ter alguns softwares de proteção é essencial para manter seu e-mail limpo.

Esses serviços fazem leituras periódicas nas suas caixas de mensagens e, quando um e-mail controverso é encontrado, eles o adicionam ao banco de dados AntiSpam e o marcam como malicioso, evitando maiores problemas.

Atualmente a Penso conta com o AntiSpam profissional Barracuda em seus planos de e-mail zimbra. Protegendo os usuários de receber mensagens indesejadas, o que faz com que os colaboradores mantenham o foco no negócio e evitem ameaças virtuais.

Atenção aos anexos

Muitos cyberataques são parasitas de arquivos anexados. Por poderem vir com diferentes nomenclaturas, esses arquivos podem instigar a curiosidade do receptor que, desavisado e inocente, clica neles. Extratos bancários, problemas com o CPF, cobranças e atualizações gratuitas de programas lideram o ranking de vítimas.

Por conta disso, você só deve abrir anexos de remetentes que já conhece ou confia, sempre atento aos e-mails de fontes suspeitas. Se estiver desconfiado, não os abra e faça uma varredura com AntiSpam.

Acompanhar as atualizações do mercado

Para posicionar-se à frente dos hackers, a sua de gestão de TI deve estar congruente com os padrões técnicos de ponta do mercado. Cobrindo falhas de versões passadas, incorporando protocolos de segurança e privacidade ao seu e-mail corporativo.

Os e-mails corporativos que estiverem defasados serão o elo fraco de toda uma cadeia de segurança, sendo permissivos aos ataques e passivos quanto ao combate.

Suporte especializado p/ proteger o e-mail corporativo

Ter um suporte técnico especializado e adaptável às suas necessidades empresariais é fundamental para a saúde e integridade dos seus dados e do seu negócio como um todo. Por isso, cada setor deve ter a melhor segurança possível e o e-mail corporativo é mais um deles. Já que vem sendo uma das ferramentas mais usadas no dia a dia de qualquer colaborador.

___________________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

Atualizado em: 19/7/2019 16:54

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Carla Louzada Marques

Carla Louzada Marques

Migalheira desde 2020
Taciana Santos Lustosa

Taciana Santos Lustosa

Migalheira desde 2020
Celso Cintra Mori

Celso Cintra Mori

Migalheiro desde 2005
Sóstenes Marchezine

Sóstenes Marchezine

Migalheiro desde 2021
Marco Aurélio Mello

Marco Aurélio Mello

Migalheiro desde 2014
Miguel Reale Júnior

Miguel Reale Júnior

Migalheiro desde 2003
Jeniffer Gomes da Silva

Jeniffer Gomes da Silva

Migalheira desde 2020
Gisele Nascimento

Gisele Nascimento

Migalheira desde 2017
Fabricio Soler

Fabricio Soler

Migalheiro desde 2018

Publicidade