MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. O que é e qual a importância do service desk?

O que é e qual a importância do service desk?

Por incorporar funcionalidades que antes eram compartimentalizadas em outras áreas da empresa, o Service Desk poupa recursos de outras diretrizes.

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Atualizado em 26 de julho de 2019 14:58

Independentemente do tamanho da sua empresa, ter um eficiente Service Desk é fundamental para seu funcionamento coeso e seguro. Entretanto, o conceito de o que é o Service Desk e seus benefícios ainda são desconhecidos por muitas pessoas. Portanto, para esclarecer as coisas para você, organizamos este artigo especial. Siga conosco e saiba como melhorar o seu negócio como um todo!

A importância do Service Desk

Imagine a sua estrutura de TI como uma pirâmide. Dessa maneira, a base seria o Service Desk, pois é nele que os problemas do cotidiano são solucionados. Seu objetivo é dinamizar, através da gestão e centralização de operações, o suporte técnico dos usuários da rede, agindo de forma preventiva e na manutenção diária. Por isso, subentende-se que o Service Desk é, ao mesmo tempo, a vacina e o tratamento, cuidando desde antes da doença até os casos em que ela já está ativa.

O Service Desk unifica, essencialmente - e não exclusivamente - as atividades relacionadas ao banco de dados (fornecendo apoio aos colaboradores para que os arquivos estejam acessíveis em qualquer dispositivo e horário necessário com velocidade constante e seguros); à segurança (manutenção de backups, combate e prevenção contra ciberataques e planejamento estratégico de intervenções/políticas de cibersegurança no ambiente físico e digital); à rede (gestão de hardware e software dos ativos {computadores, notebooks e smartphones} e da conexão com a internet) e aos canais de atendimento (acompanhamento e esclarecimento de dúvidas internas e externas, acompanhando as solicitações e mediando as soluções).

E o valor?

Sempre deve se levar em conta o ROI (Retorno Sobre o Investimento) em casos de investimento de verba empresarial. Portanto, o ideal é encontrar pacotes personalizáveis ao seu perfil no mercado. O Service Desk demonstra, por englobar um setor vital para qualquer negócio, que é de suma importância, então não se pode abrir mão de um. Os seus benefícios superam - e bastante - seu preço, que não é alto. É necessário enxergar o Service Desk como realmente ele é: um investimento, não despesa.

Por incorporar funcionalidades que antes eram compartimentalizadas em outras áreas da empresa, o Service Desk poupa recursos de outras diretrizes, tomando para si essas responsabilidades, o que viabiliza novas operações nesses segmentos, que poderão focar em suas atividades sem se preocuparem com a parte de TI. Em outras palavras, o Service Desk alivia as pressões tecnológicas sobre os setores do seu negócio, permitindo que eles tenham mais eficiência e produtividade.

___________________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

 

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca