MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Meu técnico de TI pediu para sair. O que eu faço?

Meu técnico de TI pediu para sair. O que eu faço?

Primeiramente, lembre-se que este profissional é uma peça chave para a integridade de seu negócio, pois cabe a ele planejar, organizar e dar manutenção a toda sua estrutura de TI.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Atualizado em 26 de julho de 2019 16:51

A inconstância do mercado trabalho é, dentre outros fatores, um dos principais motivos para muitas empresas acumularem altas despesas e, consequentemente, transtornos financeiros. Na área de TI, por exemplo, é cada vez mais comum ver os colaboradores buscarem novos desafios ou oportunidades diferentes. Em muitos casos, isso acontece pelos profissionais atingirem patamares que ultrapassam as necessidades e demandas das empresas. E aí está um desafio para as organizações que contam com um profissional especializado do setor: deve ser treinado outro funcionário para ocupar a vaga ou deve ser buscado outro responsável técnico no mercado? Primeiramente, lembre-se que este profissional é uma peça chave para a integridade de seu negócio, pois cabe a ele planejar, organizar e dar manutenção a toda sua estrutura de TI. Não cometa o erro de "meter os pés pelas mãos". Agora é hora de arrumar a casa e buscar uma solução que garanta o fim da vulnerabilidade do seu negócio!

Passo 1: Hora de colocar os pingos nos is!

Manter um bom relacionamento com os seus colaboradores fará uma grande diferença nessas ocasiões. É o técnico de TI quem conhece todos os seus processos, estratégias e acessos referentes à sua estrutura tecnológica. Chame-o para um papo e estabeleça um prazo viável para que ele consiga mapear todos os seus resultados. Feito isso, solicite um relatório que identifique os acertos, erros e possíveis melhorias.

Passo 2: Documentação de TI

Além do planejamento detalhado, chegou o momento de criar e atualizar a sua documentação de TI. Nela deve conter itens fundamentais para o próximo responsável de TI de sua empresa. São eles:

  • Documentação dos servidores (nome, IPD, informações de hardware, documentos de instalação, etc.);
  • Internet (provedor, link, tipo de tecnologia, servidores);
  • Endereçamento de IP e roteamento (mapa, endereços e esquemas);
  •  Topologia de rede (diagrama, layout, controles de acesso);
  • Ativos de rede (roteadores, switches, firewalls);
  • Políticas (segurança, instalação, criação de usuários, etc.);
  • Softwares e hardwares adquiridos;
  • Contatos (prestadores de serviço, equipamentos, fornecedor de rede, etc.).

Passo 3: Backup de dados e mudança de senhas

Outro item imprescindível neste momento de transição é o backup de dados. Tenha todas as suas informações organizadas e seguras, garantindo assim que o novo prestador de serviços não tenha "surpresas negativas" no início de trabalho. Aproveite também para trocar todas as suas senhas de softwares, servidores, pastas e e-mails.

Passo 4: Resolver o problema internamente ou buscar um novo profissional?

Reflita: você está perdendo um colaborador de extrema confiança por razões pessoais, o que é normal e aceitável. Mas será que valerá a pena deslocar e treinar outro funcionário para ocupar uma posição tão importante e estratégica? Outra opção seria pedir uma indicação de um profissional de confiança do seu colaborador que está de saída. Mas note: a probabilidade de ocorrer o mesmo processo é grande e quase inevitável.

Já pensou em investir em uma empresa especializada para realizar todo o suporte e gerenciamento da sua TI?

___________________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca