sexta-feira, 27 de novembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Validade e eficácia da exoneração do fiador nos contratos de locação

De acordo com o entendimento do STJ, está impedido o fiador de desvencilhar-se do encargo, estando vinculado à garantia prestada pelo prazo preestabelecido de vigência do Contrato de Locação, produzindo efeitos concretos sua notificação exoneratória

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

De acordo com o inciso X, do art. 40 da lei 8.245/91, que disciplina as locações de imóveis urbanos, o locador poderá exigir do locatário a indicação de novo fiador, ou a substituição de garantia, quando, dentre outras hipóteses, receber notificação do fiador manifestando sua intenção de se ver desonerado da obrigação de garantir eventual débito do locatário.

Ao tratar da validade e eficácia da notificação exoneratória do fiador, o Superior Tribunal de Justiça, no julgamento Resultado de imagem para locaçãodo REsp. 1.798.924-RS, relatado pelo Ministro Paulo de Tarso Sanseverino, fixou o entendimento de que é possível que o fiador notifique o locador de sua intenção de desonerar-se da obrigação de garantidor do débito afiançado, ainda na vigência do contrato de locação por prazo determinado.

No entanto, ao fazer uma interpretação sistemática dos dispositivos legais que regem a matéria, no intuito de emprestar-lhes sintonia com as alterações promovidas pelo legislador com a edição da lei 12.112/09 - que alterou parcialmente a Lei do Inquilinato -, a 3ª Turma do STJ entendeu que "os efeitos desta exoneração somente serão produzidos após o prazo de 120 dias da data em que se tornou indeterminado o contrato de locação, e não da notificação".

Na prática, notificado o locador da pretensão exoneratória ainda no período determinado da locação, os efeitos desta exoneração somente serão produzidos após o prazo de 120 dias contados da data em que o contrato se tornou indeterminado, ou seja, do término do prazo de vigência inicialmente estipulado no ajuste.

Assim, de acordo com o entendimento do STJ, está impedido o fiador de desvencilhar-se do encargo, estando vinculado à garantia prestada pelo prazo preestabelecido de vigência do Contrato de Locação, produzindo efeitos concretos sua notificação exoneratória, ainda que manifestada durante a vigência do pacto locatício, somente após o término do prazo inicial acrescido dos 120 dias adicionais.

______________________

t*Bruna Spinola Costa é advogada associada do Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados.

Atualizado em: 7/8/2019 14:08

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Júlio César Bueno

Migalheiro desde 2004

Ricardo Trajano Valente

Migalheiro desde 2020

Scilio Faver

Migalheiro desde 2020

Marco Aurélio Mello

Migalheiro desde 2014

Valmir Pontes Filho

Migalheiro desde 2004

Paulo Henrique Cremoneze

Migalheiro desde 2019

Cesar de Lima e Silva

Migalheiro desde 2019

Allan de Oliveira Kuwer

Migalheiro desde 2020

Lenio Luiz Streck

Migalheiro desde 2005

Pedro Dalese

Migalheiro desde 2020

Jeniffer Gomes da Silva

Migalheira desde 2020

Publicidade