quinta-feira, 26 de novembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

O advogado na gestão de um problema

Independentemente do perfil organizacional da empresa e do gestor, minha posição, como advogada, é sempre traçar o pior cenário, prevendo todos os riscos envolvidos e preparando a empresa para um potencial momento de severa adversidade.

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Acredito que todos os gestores se deparam, em algum momento, com problemas que parecem ser maiores que a própria gestão. Eis alguns exemplos que vivencio com os meus clientes:

  • Quando a implementação de um novo sistema de integração da gestão não funciona no prazo estipulado e as soluções esperadas não funcionam (quem já participou de implementação de sistemas SAP, TOTVs etc vai entender o que estou falando).
  • Quando um funcionário líder vai à concorrência no lugar de um gestor que teve um problema de saúde e precisou se afastar por muitos meses.
  • Quando uma mudança legislativa ou regulatória impacta nos negócios.
  • Quando há um falecimento repentino de um sócio.
  • Quando os sócios deixam de se entender.
  • Quando uma notícia veiculada macula a imagem e idoneidade da empresa.
  • Quando há queda de faturamento.
  • Quando temos um problema de qualidade de produtos ou serviços.

Em situações como essas, o jurídico é imediatamente acionado para ajudar na "gestão da crise". Ao chegar na primeira reunião, como estou "de fora" da situação, a primeira análise que faço, entretanto, não é jurídica; acaba sendo mais uma análise microeconômica da situação, para checar se a situação é crítica ou emergencial.

Chamo de crítica a situação de veiculação de notícias, pois neste caso entendo que a tomada de decisões e Imagem relacionadaprovidências deve ser imediata para estancar a crise. Já as situações emergenciais são aquelas que podem impactar negativamente nos negócios no curto e médio prazo.

Então a partir dessa análise, junto com a empresa, passo a participar do processo de mudança e adaptação para a nova situação. E cada empresa tem uma cultura organizacional diferente. Umas prepararam um comitê com os principais gestores, traçam um planejamento e passam a executá-lo; outras preferem que a questão fique restrita a um pequeno grupo.

Independentemente do perfil organizacional da empresa e do gestor, minha posição, como advogada, é sempre traçar o pior cenário, prevendo todos os riscos envolvidos e preparando a empresa para um potencial momento de severa adversidade. Isso porque sou da opinião que se a empresa está preparada para o pior cenário, poderá se preparar melhor para a adversidade.

Além disso, entendo que há um componente extra na gestão de um problema: a intuição, a experiência prévia, a capacidade de avaliação dos perfis pessoais e psicológicos dos envolvidos na questão, as crenças e a empatia do gestor.

É nesse ponto que o jurídico deve atuar, em conjunto com a gestão, orquestrando os recursos da empresa, os pontos fracos e os pontos fortes, para que o problema de gestão não vire um problema jurídico a ser discutido no judicial ou arbitragem.

É justamente essa capacidade de orquestração que considero um grande diferencial do advogado, pois ele poderá colaborar para destrinchar um problema, analisar a realidade sem a miopia do envolvimento emocional, traçar estratégias, executar tarefas e avaliar continuamente os resultados para verificar se a rota precisa ser alterada.

_______________

t*Juliana Assolari é sócia advogada do escritório Lassori - Assolari e Ortolan Advogados.

Atualizado em: 16/8/2019 13:37

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Márcio Aguiar

Migalheiro desde 2020

Giselle Farinhas

Migalheira desde 2017

André Lucenti Estevam

Migalheiro desde 2020

Abel Simão Amaro

Migalheiro desde 2004

Gilberto Bercovici

Migalheiro desde 2007

Maria Berenice Dias

Migalheira desde 2002

Jocineia Zanardini

Migalheira desde 2020

Ricardo Alves de Lima

Migalheiro desde 2020

Marcelo Branco Gomez

Migalheiro desde 2020

Publicidade