MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Missão acolhida em Roraima: um modelo de solidariedade internacional

Missão acolhida em Roraima: um modelo de solidariedade internacional

É preciso divulgar o que bem que pudemos testemunhar, no Brasil e afora, e, por outro lado, convidar os brasileiros para que reflitam sobre a possibilidade de acolher um trabalhador ou trabalhadora venezuelana e sua família, em sua atividade profissional, qualquer que seja a vertente e em qualquer posto.

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Atualizado em 4 de setembro de 2019 14:23

Uma das grandes atrocidades que deixa perplexa a comunidade jurídica, acadêmica, social - enfim, humana! - é o ataque frontal e descarado ao Estado Democrático de Direito perpetrado pelo pseudo governo venezuelano, cujas consequências têm afetado vários países da América Latina, e muito de perto, o nosso.

Ainda que nações e inúmeros organismos internacionais também estremeçam diante da progressiva usurpação de direitos e da ineficácia de ações promovidas em contrário, uma atitude concreta como a do governo brasileiro merece especial destaque no sentido de oferecer ajuda pontual e eficiente para solucionar os problemas de uma população injustiçada por um regime tirânico.

t

Nosso Ministério tem acompanhado de perto a situação, tendo elaborado através da Secretaria Nacional da Proteção Global, o "Guia de Orientación en Derechos Humanos para Venezolanas y Venezolanos en el contexto de la respuesta humanitária de Brasil", que estão sendo distribuídos aos refugiados e imigrantes. Como Secretaria Nacional da Família, tive a oportunidade de visitar a missão em Roraima, juntamente com a Defensoria Pública da União, com quem estamos estabelecendo a parceria "Defensoria em Defesa da Família" e que tem dado um grande apoio in loco. Nossa viagem teve o objetivo específico de estudar as condições das famílias venezuelanas e brasileiras em tal conjuntura para poder encaminhar possíveis soluções que se tornam cada vez mais necessárias e urgentes.     

Desde o primeiro momento, surpreendeu-nos a disponibilidade total do Exército bem como a ordem, limpeza e dignidade com que conduzem os trabalhos, que incluem alojamento, refeições, documentação, vacinação, cuidados ambulatoriais, higiene, etc. Porém o diferencial é a acolhida que dá nome à missão. De fato, o lema "Braço Forte, Mão Amiga" parece ter acentuado principalmente o segundo adjetivo. Ouvimos testemunhos e muitos agradecimentos, comprovando a relação de confiança dos adultos, jovens e crianças com os militares. Na "Operação Acolhida" cada venezuelano é efetivamente tratado como pessoa e cidadão. Uma ação realmente humanitária e um modelo de solidariedade internacional, de acordo com as convenções internacionais que têm orientado a proteção dos direitos dos trabalhadores migrantes e suas famílias, em um mundo em que os refugiados, em geral, tendem a sofrer o impacto do utilitarismo.

É preciso divulgar o bem que pudemos testemunhar, no Brasil e afora, e, por outro lado, convidar os brasileiros para que reflitam sobre a possibilidade de acolher um trabalhador ou trabalhadora venezuelana e sua família, em sua atividade profissional, qualquer que seja a vertente e em qualquer posto, de forma a que a interiorização possa ser feita, dentro de seu caráter temporário, até que possam retornar à pátria que foram obrigados a deixar. A abertura à essa ação pode também nos levar a pensar em soluções positivas para os problemas permanentes de desemprego em nosso país.

__________

*Angela Vidal Gandra da Silva Martins é presidente do Instituto Ives Gandra de Direito, Filosofia e Economia, advogada na Advocacia Gandra Martins e professora de Filosofia do Direito, membro da Academia Brasileira de Filosofia.

 

Advocacia Gandra Martins

 

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca