MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Alguns desafios da advocacia na "era 4.0"

Alguns desafios da advocacia na "era 4.0"

Num mundo de reações imediatas e poucas palavras, o desafio se transforma num verdadeiro teste para se afastar - ou não - as previsões de extinção da profissão.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Atualizado às 12:20

A tradicional figura do advogado está enraizada no imaginário de, basicamente, toda a sociedade, isto é, ao se referir aos membros da profissão se faz uma associação automática àquele ser tradicional de fala rebuscada - quase incompreensível -, indumentária impecável - ou, até mesmo, inexplicável para um país de clima tropical - e postura inflexível.

Porém, é necessário reconhecer que a profissão e - claro - os seus profissionais estão passando pelas mais severas mudanças já experimentadas.

O ponto de partida para o início das mudanças substanciais tende a ser considerado como a disseminação dos computadores, ou seja, tem-se nesse momento o começo da implementação das grandes modificações na profissão; e, consequentemente, os advogados - por mais que não tenham percebido nitidamente - começam a se adaptar e a responder a tais transformações.t

A partir de então, por exemplo, permite-se ao profissional responder de modo mais rápido às demandas, da mesma forma que se exige dele (e da profissão) esse tipo de resposta.

Outra modificação, mais recente, deu-se com a inserção de aplicativos de mensagens, cujas respostas se pretende que sejam imediatas e numa forma de comunicação completamente diferente das comumente empregadas; passa-se a exigir retornos instantâneos, didáticos, diretos e em linguagem (extremamente) simples - podendo-se substituir palavras por imagens, inclusive.

Contudo, as principais transformações ainda não foram objeto de uma abordagem muito detida. No plano corporativo, requer-se que o profissional se adapte de forma mais célere às mudanças da lei, à interdisciplinaridade dos ramos do próprio direito, ao contato com outras áreas que se comunicam com as atividades empresariais (como contabilidade, economia, controle de riscos, propaganda) e ao novo comportamento das próprias pessoas (como a forma de se falar, de se vestir, de se pensar e de se reagir aos estímulos).

Do outro lado, o desafio é compatibilizar a exigência de tantas mudanças à cultura que fornece os alicerces para o exercício da profissão, atentando-se para a necessidade de conformar tais transformações (principalmente) ao que se cobra pelo oferecimento dos seus serviços (com tais adaptações), num mercado que "sofre" com a disponibilização gratuita de informações e de simples serviços - basta se pensar nos inúmeros modelos de petições iniciais e roteiros de preenchimento de obrigações tributárias disponíveis na internet.

Enfim, num mundo de reações imediatas e poucas palavras, o desafio se transforma num verdadeiro teste para se afastar - ou não - as previsões de extinção da profissão.

____________

*Edison Carlos Fernandes é sócio diretor do escritório Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados.

*Jorge Guilherme Ferreira da Fonseca Moreira é advogado do escritório Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados.

 

 

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca