quinta-feira, 26 de novembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Calculadora de prazos processuais completa para escritórios de advocacia

Luciano Martins

A grande vantagem desta calculadora de prazos em termos de segurança é que fica à sua escolha a inserção de feriados estaduais e municipais, emendas de feriados e pontos facultativos. Isto permite, portanto, que a calculadora seja utilizada por todos os advogados do Brasil.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Independentemente da área em que você advoga e do tipo de advogado que você seja, a contagem dos prazos processuais determina a maioria de suas atividades. Fugir deles é impossível, e certamente você tem, pelo menos os que mais utiliza, todos na ponta da língua.

Até porque perdê-los jamais é omissão impassível de consequências. É certo que ela nem sempre é sentida no bolso. Muitas vezes, o efeitos vêm de outras formas: como na reputação do profissional, na credibilidade da banca e até em processos por danos aos clientes.

Agora, embora haja unidade nesses pontos, divergentes são as maneiras que os advogados usam para fazer o cálculo de seus prazos. Por exemplo, quem conta com um software jurídico como o SAJ ADV faz esse gerenciamento, hoje, com muita facilidade. A atividade nos sistemas é automatizada.

Para quem ainda não conta com um sistema para gestão de processos jurídicos, há algumas possibilidades: cálculo manual e, na internet, por ferramentas, pagas e gratuitas.

Portanto, fomos a essas ferramentas. E agora, vamos contar o que descobrimos em 3 pontos que você deve observar antes de recorrer a uma calculadora online de prazos. E, claro, para resolver os problemas que encontramos, criamos nossa própria versão de ferramenta para cálculo.

Prazos processuais: dias úteis ou corridos?

O novo CPC, diferentemente do CPC/73, atendeu a uma grande reivindicação da advocacia: a contagem de prazos processuais em dias úteis (arts. 218 e seguintes, NCPC).

Embora o padrão já tenha se expandido para outras áreas do Direito, como a Trabalhista e os Juizado Especial Cível, não é unânime. Ficam de fora, ainda os prazos processuais do Direito Penal e do Juizado Especial Criminal.

Por isso, observe se a ferramenta tem a opção de distinguir os tipos de cálculo por código ou juizado ou, então, a opção de selecionar a contagem por dias corridos ou dias úteis.

A dica aqui é que o cálculo por código ou juizados especiais é mais seguro. Portanto, melhor priorizar essa opção, para garantir.

Prazo com exclusão do dia do começo e inclusão do dia do final ou não?

As regras para início e fim da contagem de prazos processuais no Código de Processo Penal e no Código de Processo Civil é a mesma. Ou seja: vale o primeiro dia útil após a intimação e, no caso do processo eletrônico, as 23h59 do último dia. 

A atenção, aqui, cabe ao Código Penal. De fato, isso costuma levar a muitas confusões, sobretudo nas ferramentas. Se os dois primeiros não computam a data de publicação do prazo, este computa. Então, vale precisamente o oposto.

Assim, para o CP, o prazo penal começa já na data da publicação. Observe se isso está correto na sua calculadora de prazos, principalmente se trabalha com Direito Penal.

Feriados, recessos e suspensão do processo

Como você sabe, junto com todos os fins de ano vêm a parada no expediente do judiciário e, ainda, a suspensão dos prazos (pelo art. 220, novo CPC, de 20 de dezembro a 20 de janeiro). Até aí, tudo bem, pois que, nos dois casos, os períodos são conhecidos.

O problema é que algumas ferramentas de cálculo de prazos processuais não preveem a possibilidade de inserir ou excluir datas não computadas nelas. Como estão programadas previamente, o usuário não consegue personalizar o cálculo à sua localidade.

Por exemplo, no caso de um feriado municipal. A data, de fato, não será computada nos prazos que correm na comarca local. Poucas ferramentas gratuitas consideram dados específicos desse tipo.

Logo, vale observar atentamente o que a ferramenta contabilizou no cálculo, para garantir que nada tenha ficado de fora ou, então, contado a mais.

Uma calculadora de prazos processuais do SAJ ADV: um investimento no seu sucesso sem custo para o escritório

Para contemplar todos esses pontos, o SAJ ADV - software jurídico criou uma calculadora de prazos processuais.

Ela é tão simples quanto eficiente. Para facilitar, você trabalha assim:

  • Calcula de acordo com novo CPC, CPP, CLT, Juizado Especial Cível e Juizado Especial Criminal;
  • Inclui a data de início da contagem;
  • Numa aba separada: inclui todos dias não úteis possíveis; e
  • Tudo pronto para seu prazo ser automaticamente calculado.

A grande vantagem desta calculadora de prazos em termos de segurança é que fica à sua escolha a inserção de feriados estaduais e municipais, emendas de feriados e pontos facultativos. Isto permite, portanto, que a calculadora seja utilizada por todos os advogados do Brasil.

Afinal, por que calcular manualmente, se você pode ter seu prazo em apenas um clique? Beixe a calculadora de prazos processuais do SAJ ADV em: Clique aqui

E para conhecer mais materiais como este, visite: https://www.sajadv.com.br/conteudos-gratuitos/

Quer ficar por dentro de tudo sobre prazos processuais? Faça seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu e-mail.

t

____________________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

 

Saj Adv Sistemas LTDA

Atualizado em: 12/11/2019 13:22

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Jocineia Zanardini

Migalheira desde 2020

Valmir Pontes Filho

Migalheiro desde 2004

Carla Domenico

Migalheira desde 2011

Scilio Faver

Migalheiro desde 2020

Vantuil Abdala

Migalheiro desde 2008

Carlos Barbosa

Migalheiro desde 2019

Lilia Frankenthal

Migalheira desde 2020

Jeniffer Gomes da Silva

Migalheira desde 2020

Ricardo Trajano Valente

Migalheiro desde 2020

Douglas Lima Goulart

Migalheiro desde 2020

Ivo Ricardo Lozekam

Migalheiro desde 2020

Cesar de Lima e Silva

Migalheiro desde 2019

Publicidade