sexta-feira, 27 de novembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Da análise aos modelos gratuitos de alegações finais

Luciano Martins

As alegações finais estão previstas no art. 364 do novo CPC. Segundo o dispositivo, após a audiência de instrução e julgamento, o juiz dará a palavra ao advogado do autor e do réu.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Qual a importância das últimas palavras? As alegações finais são a última etapa do processo de rito comum antes da sentença. Ressalvadas as hipóteses recursais, representam a oportunidade de ressaltar, escrita ou oralmente, os principais pontos de argumentação. E, assim, podem ser essenciais ao deferimento ou indeferimento do pedido. Todavia, podem assumir formas diferentes conforme a natureza da lide e o interesse das partes. Desse modo, é importante conhecer suas formas, requisitos e prazos, bem como as modificações introduzidas pelo novo CPC, para produzir alegações mais adequadas aos interesses processuais.

Por essa razão, o SAJ ADV traz um kit imperdível com TUDO sobre as alegações finais no novo CPC. Para acessá-lo, clique aqui.

Alegações finais no novo CPC

As alegações finais estão previstas no art. 364 do novo CPC. Segundo o dispositivo, após a audiência de instrução e julgamento, o juiz dará a palavra ao advogado do autor e do réu. Abre-se, assim, o momento para as chamadas alegações finais orais, que tornam-se a regra geral do CPC/2015, embora a prática seja um pouco diferente. As partes terão, então, sucessivamente, 20 minutos, prorrogável por mais 10, para fazer sua última tentativa de convencimento do juízo.

Modelos de Memoriais

Permanece, contudo, a possibilidade de apresentar alegações finais escritas: os famosos memoriais. Quando a causa apresentar questões complexas de fato ou de direito, o debate oral poderá ser substituído por razões finais escritas, apresentadas no prazo de 15 dias.

A possibilidade de fazer alegações finais por memoriais, todavia, tem vantagens e desvantagens para as partes do processo.

Por um lado, em casos envolvendo questões complexas, poderia ser difícil realizar a argumentação oral adequadamente dentro do tempo que o NCPC estipula. Tenha em mente que alegações finais confusas podem prejudicar o resultado do processo para a parte representada. Assim, a argumentação escrita garante maior clareza e organização nas declarações.

Por outro lado, a opção por alegações finais por memoriais reduz a celeridade do processo. Diante de alegações finais orais, o juiz pode até mesmo apresentar a sentença na própria audiência de instrução e julgamento. Contudo, diante de alegações escritas, o proferimento da sentença é adiado em várias semanas.

Quer saber como fazer um memorial? Acessa o kit gratuito do SAJ ADV, que mostramos modelos de memoriais para você utilizar nas suas alegações finais.

Fazer ou não fazer? A importância dos memoriais

Apesar das previsões, ainda existe a opção de fazer as alegações finais remissivas. Basta informar ao Juiz que suas alegações finais são remissivas, e pronto. No entanto, é uma oportunidade a menos de sair vencedor da causa.

Por essa razão, é importante pensar em tudo o que as alegações finais precisam conter:

  • As motivações da ação. Ou seja, abordar as causas que culminaram na lide
  • Resumo dos procedimentos anteriores. Deve relatar, então, as etapas anteriores do processo, como audiências e peças apresentadas;
  • Detalhes das alegações já realizadas. Sugere-se apontar, assim, os principais argumentos já? alegados em curso do processo;
  • Detalhes da audiência de instrução. Resume-se, portanto, o transcurso da audiência, com referência às oitivas testemunhais e periciais;
  • Exposição dos fatos e fundamentos. Expõem-se, então, os principais fatos a favor ou contra o deferimento do pedido, com referência aos instituto legais, em última argumentação propriamente dita.

Conteúdo do Kit de Alegações Finais

Ainda tem dúvidas sobre o que deve conter a peça ou como fazê-la? O kit gratuito do SAJ ADV - software jurídico esclarece os principais pontos de forma aprofundada e contém:

  • conceito e conteúdo das Alegações Finais;
  • análise do momento de apresentação;
  • modelos de memoriais;
  • infográfico sobre as modalidades de Alegações Finais.

Você acessa o material gratuito através do link: https://materiais.sajadv.com.br/alegacoes-finais

Quer ficar por dentro de tudo sobre modelos de peças processuais e Contratos? Faça seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu email.

t

____________________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

 

Saj Adv Sistemas LTDA

Atualizado em: 14/11/2019 09:50

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Carolina Amorim

Migalheira desde 2020

Carlos Barbosa

Migalheiro desde 2019

Júlio César Bueno

Migalheiro desde 2004

Italo Bondezan Bordoni

Migalheiro desde 2019

Murillo de Aragão

Migalheiro desde 2018

Teresa Arruda Alvim

Migalheira desde 2006

Selma Ferreira Lemes

Migalheira desde 2005

Leonardo Quintiliano

Migalheiro desde 2019

Roberto Rosas

Migalheiro desde 2015

Publicidade