domingo, 25 de outubro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Reflexão Jurídica: tendências e desafios frente à tecnologia

Web Summit 2019 Lisboa

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Na semana de 03/11/19 a 10/11/19, tive a oportunidade de estar imersa no maior evento de tecnologia da Europa, o WEB SUMMIT 2019. Observei neste evento uma concentração de gigantes de organizações globais, chefes de estado, startups nos mais variados níveis de amadurecimento e palestrantes conhecidos mundialmente, tudo isso distribuído em um big espaço de cinco pavilhões, além da Arena Altice e mais de 70 mil participantes de todo o mundo. Sim, muita agitação, pessoas circulando freneticamente, mentes borbulhando, conteúdo distribuído por áreas, painéis com Pitchs ou debates inerentes aos mais diversos assuntos - o mundo está acelerado. Isso mesmo, acelerado!

Estávamos num ambiente para quem procura inovação, atualização, inspiração e reflexão, nunca tão necessários dentro de um mundo globalizado e de exacerbada concorrência. E aqui vale trazer uma interessante experiência que vivenciei em meio àquele frenesi: fomos convidados a visitar um pequeníssimo stand de uma Startup de jovens com menos de 30 anos, uma plataforma digital originária da Romênia. Curiosa, fui até lá e os ouvi por rápidos 15 minutos. O propósito do ousado projeto é uma ferramenta que permite dar suporte aos advogados, conectando-os a futuros clientes, proporcionando ganho de tempo e aumentando rapidamente seu portfólio. Como? A ferramenta fica responsável por linkar, de forma remota, advogados e clientes que ainda não se conhecem para, a partir daí, dentro da plataforma, desenvolverem o seu trabalho, recebendo por ele e, curioso, dividindo dentro dessa plataforma questões confidenciais, que tanto são regulamentadas pelos órgãos de classe, como leis maiores, tal qual a Lei Geral de Proteção de Dados.

E dali, pude levar, na mesma semana, as experiências que vivi no Web Summit e, em especial, a da tão ousada Legal Startup, para alguns colegas advogados de grandes bancas de Portugal, em visitas aos seus escritórios, de parcerias presentes e futuras. E o quão surpresos ficaram, à unanimidade, com a novidade. Eu dizia que no Brasil, por toda legislação existente, a Startup estaria fadada ao insucesso ou, ao menos, precisaria de mais uns bons anos para, amoldando-se à nossa realidade, avançar com o seu tão inovador e tecnológico propósito. Afinal, é o que a globalização vem impondo. E meus colegas diziam o mesmo em relação a Portugal, mas lembravam que num país do leste europeu, como a Romênia, com perfil tão distinto, país "novo", mais aberto e famigerado por investimentos externos, poderia ter chance de vingar.

E as observações entre mim e os colegas portugueses a respeito desta novidade não pararam por aí. Levantamos outras questões que nos incomodaram: o contato pessoal, olhos nos olhos com os nossos clientes? A relação de confiança que, às vezes, demora um tempo para ser construída? A criatividade e experiência que utilizamos ao longo de nossas carreiras para dar suporte aos nossos clientes? E o compromisso em honrar com a confidencialidade?

E entre um café e outro fomos trocando outras experiências vividas no nosso dia a dia.

Desse manancial de novidades que pude conhecer e vivenciar  nos dias de Web Summit, me senti à mercê dessa nova etapa da evolução tecnológica e, por conseguinte, humana, que nos coloca à prova diariamente - intercalada aos nossos compromissos jurídicos, também diários, de emissão de consultas e pareceres, participação em audiências e reuniões com os nossos clientes - frente a frente com  esse não tão novo mundo, mas a obrigação de  mantermos os princípios fundamentais do bom exercício da advocacia que, tenhamos certeza, jamais seremos substituídos pelos nossos tão respeitados robôs.

_________

*Adriana Adani é sócia do Adani e Carvalho Advogados.

t

Atualizado em: 18/11/2019 11:22

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS

Adeildo Nunes

Migalheiro desde 2003

Martina Catini Trombeta

Migalheira desde 2020

Raísa Pillay Bartolomei

Migalheira desde 2020

Gustavo Schneider

Migalheiro desde 2007

Arthur Coimbra Calixto

Migalheiro desde 2020

Ulysses Monteiro Molitor

Migalheiro desde 2007

Paula Raccanello Storto

Migalheira desde 2020

Getúlio Costa Melo

Migalheiro desde 2020

Sandro Ronaldo Rizzato

Migalheiro desde 2009

Fabio Monteiro Ferreira

Migalheiro desde 2017

Ricardo Pagliari Levy

Migalheiro desde 2019

Alex Hatanaka

Migalheiro desde 2020

Publicidade