MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Perspectivas para a mulher no agronegócio

Perspectivas para a mulher no agronegócio

Marcela de Oliveira Pitombo e Marina Xavier Mastrodomenico

Embora o cenário seja promissor, a análise dos indicadores da população economicamente ativa, demonstra um tímido avanço da participação feminina no mercado de trabalho em geral e a sua consequente autonomia financeira.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Atualizado às 11:28

No dia 19 de novembro, comemorou-se o dia do empreendedorismo feminino, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para enaltecer e fomentar a participação das mulheres na economia e no mercado de trabalho, por meio de ações integrativas, através da troca de informações e conhecimento. 

Embora o cenário seja promissor, a análise dos indicadores da população economicamente ativa, demonstra um tímido avanço da participação feminina no mercado de trabalho em geral e a sua consequente autonomia financeira.

Neste contexto, muitos setores vêm incentivando o movimento da participação da mulher no mercado laboral, e o agribusness é um dos pioneiros nesse engajamento, a exemplo da criação da Academia de Liderança das Mulheres do Agronegócio, um programa educacional, idealizado pela Corteva Agriscience, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), que visa estimular o protagonismo da mulher no campo, através da qualificação técnica especializada.

Conforme demonstrado na pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - CEPEA/Esalq (USP), é possível notar que, não obstante a predominância masculina, há uma evolução na inserção efetiva da mulher no mercado de trabalho no segmento agro.  

 t

A tendência mundial do movimento de propagar a inclusão feminina no mercado tem impactado positivamente no setor, e ganhou destaque após o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) sobre a temática.  

Segundo a FAO, atualmente as mulheres representam 43% da força de trabalho rural mundial, e sua participação à terra, pecuária, educação, serviços financeiros, extensão, tecnologia e emprego rural, têm resultado no aumento significativo da produtividade e produção agrícola responsável e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e para o bem comum social.

A ideia de priorizar a relevância feminina para o avanço inovador, rentável, sustentável e ético do agro, tem sido desenvolvida e debatida na esfera acadêmica, pública e, sobretudo, no meio coorporativo-privado, ao investir em iniciativas e eventos como o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que trouxe em sua 4ª e bem sucedida edição, o tema " AGIR - Ação Global: Integração de Redes".

Na mesma linha, ocorreu o I Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária, em Brasília, este mês de novembro, e na oportunidade, elucidou o protagonismo das mulheres na agropecuária sob a ótica de Tânia Ziulkoski  (Fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas); Rafael Zavalla (Representante da FAO no Brasil); Sheila Guebara (Diretora da ABAG); Carminha Missio (Vice presidente da FAEB), entre outras.

Assim, o movimento da participação das mulheres no campo e empreendedorismo feminino, estão em consonância com os conceitos Principiológicos do Empoderamento das Mulheres estabelecidos pela ONU e Pacto Global, bem como ao Princípio da Igualdade de gêneros fixado na Carta Magna Brasileira.

Portanto, é fundamental promover a uniformidade das políticas públicas educacionais e informativas, em cooperação com o setor privado para proporcionar o aumento da presença feminina no mercado, promovendo o desenvolvimento econômico e fortalecimento do setor: Juntos pelo agro! #Juntospeloagro

____________

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui

Clique aqui

____________

*Marcela de Oliveira Pitombo é advogada do escritório Ângelo Pitombo Advocacia Tributária.

*Marina Xavier Mastrodomenico é advogada do escritório Gilberto Theodoro Advogados Associados.

t

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca