quarta-feira, 25 de novembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

A carreira, não óbvia, do advogado

Atualmente, a carreira do advogado possibilita inúmeros caminhos além da área jurídica por si só: Compliance, Governança Corporativa, Área de risco e até participação em conselhos de empresas tornaram-se possibilidade reais.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

t

Não é novidade que o mercado jurídico é extremamente competitivo. O número de advogados rompeu a barreira do um milhão e se sobressair perante a concorrência é tarefa cada vez mais difícil.

Há alguns anos atrás, quando um advogado se formava, ele não tinha muito mais que três opções: advogar em um escritório, ser contratado por uma empresa ou seguir na carreira pública. Do início da carreira até a sua aposentadoria, esse profissional respirava apenas o Direito. Essa não é mais a realidade em que vivemos.

Independentemente se você optar por construir sua carreira em um escritório ou em um departamento jurídico de uma empresa (ou em ambos, por que não?) o advogado, para ter sucesso, terá que entender muito mais do que Direito. Se quiser empreender e abrir o próprio escritório, conhecimentos de finanças e marketing, por exemplo, serão essenciais.

O fato é que, só quem entender de áreas além do Direto irá se sobressair. Não é à toa que os escritórios já estão reestruturando suas áreas de acordo com segmentos de negócio: Oil & Gas / Agronegócio / Planejamento Patrimonial e Sucessões, por exemplo. Os profissionais estão se tornando experts em seus mercados de atuação. Quem não falar a linguagem de seu Negócio, não irá sobreviver.

Atualmente, a carreira do advogado possibilita inúmeros caminhos além da área jurídica por si só: Compliance, Governança Corporativa, Área de risco e até participação em conselhos de empresas tornaram-se possibilidade reais.

Os profissionais do Direito enfrentam ainda um mercado onde a tecnologia é cada vez mais presente, abrindo mais opções através de funções como Legal Operations e o Arquiteto de software jurídico, por exemplo - carreiras ainda desconhecidas pouco tempo atrás. O profissional apto a criar saídas para negócios inovadores e a solucionar questões jurídicas complexas ganha destaque.

O que podemos concluir é que o Direito ainda é uma carreira segura e duradoura. Seja através de áreas já estabelecidas como Compliance e Governança, através das novas posições que surgem com o avanço da tecnologia, ou através da participação em conselhos, sempre haverá espaço para o bom profissional, independente de sua idade e tempo de experiência. Aquele que se capacita, dedica-se a conhecer a fundo o seu mercado e se preocupa em desenvolver habilidades comportamentais importantes como criatividade, persuasão e adaptabilidade, sempre terá seu espaço e credibilidade no mercado de trabalho.

___________________________________________________________________________

*Heloisa Toller é sócia da Laurence Simons.

t

Atualizado em: 17/2/2020 09:47

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Luis Felipe Salomão

Migalheiro desde 2014

Carla Domenico

Migalheira desde 2011

Almir Pazzianotto Pinto

Migalheiro desde 2003

Gustavo Abdalla

Migalheiro desde 2019

Gilberto Giusti

Migalheiro desde 2003

Antonio Pessoa Cardoso

Migalheiro desde 2004

Italo Bondezan Bordoni

Migalheiro desde 2019

Ivo Ricardo Lozekam

Migalheiro desde 2020

Anna Carolina Venturini

Migalheira desde 2014

Giselle Farinhas

Migalheira desde 2017

Marília Lira de Farias

Migalheira desde 2020

Diogo L. Machado de Melo

Migalheiro desde 2008

Renato de Mello Almada

Migalheiro desde 2008

Publicidade