quarta-feira, 25 de novembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Tributo ao professor Damásio de Jesus, a advocacia está de luto

Que multipliquem homens épicos, homéricos, probos, portadores dos caracteres invejáveis, como o professor Damásio de Jesus, para que os órgãos entidades e instituições possam encontrar remédios, complementos e suplementos, capazes de encurtar os caminhos entre o desejável e o alcançável

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Com pesar tomei conhecimento dia 13/2/2020, do passamento do grande mestre de direito penal, renomado professor Damásio de Jesus.

A advocacia brasileira está de luto. Ele foi um grande causídico de reconhecimento internacional, de largo saber jurídico, criou novos parâmetros para a atuação na Justiça Criminal, portador de cultura inexcedível, e de um conjunto de caracteres invejáveis, que honrou a advocacia como ninguém.

A propósito, sua militância profissional e em defesa das instituições, do ensino jurídico, constituem indubitavelmente, um grande capítulo relevante da formação do Estado Democrático do Direito em nosso país.

Ele não precisou submeter à escravidão moderna, à excrescência do fraudulento, famigerado caça-níqueis exame da OAB, uma chaga social que envergonha o país dos desempregados, para se tornar famoso.

Isso significa dizer que um grande professor e jurista, se faz ao longo de duras lides forenses e não ser obrigado a decorar cerca de 181 mil leis.

Trata-se de uma perda irreparável para advocacia e merece ser galardoado "in-memorian" pelo presidente da República Jair Bolsonaro, com a mais alta comenda deste país, com a Ordem Nacional do Mérito (Brasil), pelos relevantes serviços prestados ao país.

Que multipliquem homens épicos, homéricos, probos, portadores dos caracteres invejáveis, como o professor Damásio de Jesus, para que os órgãos entidades e instituições possam encontrar remédios, complementos e suplementos, capazes de encurtar os caminhos entre o desejável e o alcançável.

Descanse em paz professor Damásio de Jesus, vai ser muito difícil substituir a dignidade que o Senhor tão bem emprestou à advocacia brasileira. Que o seu legado seja motivo de ânimo e júbilo para a advocacia e para a Justiça.

______________

*Vasco Vasconcelos é escritor, jurista e abolicionista contemporâneo Brasília/DF.

t

Atualizado em: 17/2/2020 10:17

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Ricardo Alves de Lima

Migalheiro desde 2020

Ivo Ricardo Lozekam

Migalheiro desde 2020

Letícia Baddauy

Migalheira desde 2020

Vantuil Abdala

Migalheiro desde 2008

Luciane Bombach

Migalheira desde 2019

Douglas Lima Goulart

Migalheiro desde 2020

Márcio Aguiar

Migalheiro desde 2020

Abel Simão Amaro

Migalheiro desde 2004

Gustavo Santiago Martins

Migalheiro desde 2019

Ricardo Trajano Valente

Migalheiro desde 2020

Publicidade