MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Como controlar seus honorários?

Como controlar seus honorários?

Ultimamente, a procura por ferramentas que auxiliem no controle financeiro aumentou. Questões como economia colaborativa, meio de transportes alternativos, soluções que economizem dinheiro, são bem vistas e bem-vindas.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Atualizado às 11:47

t

O controle de honorários é um dos desafios que permeiam a rotina de advogados. Assim como manter o controle de prazos e processos, também é importante gerenciar os valores de honorários, pois essa administração colabora para um dia a dia mais produtivo, além de impactar na rentabilidade do escritório. 

Como cobrar honorários advocatícios?

Antes de tudo, você sabe cobrar pelos seus honorários? O valor é fixo ou por hora trabalhada? 

Cada estado possui uma tabela criada pela OAB e alguns advogados a seguem, além disso, a OAB orienta que seja cobrado pelo menos 20% do valor da ação. Segundo o Código de Ética, o art. 41 aponta que "o advogado deve evitar o aviltamento de valores dos serviços profissionais, não os fixando de forma irrisória ou inferior ao mínimo fixado pela Tabela de Honorários, salvo motivo plenamente justificável". Afinal, a cobrança de honorários inferior aos demais colegas de profissão pode desvalorizar toda a classe. 

Existem várias formas para cobrar honorários, as mais conhecidas são por valor fechado e por hora trabalhada. Especialistas dizem que a cobrança feita por valor determinado, combinado no momento da negociação com o cliente, irá gerar uma previsibilidade maior no final do mês. 

É claro que não precisa trabalhar somente com um "estilo" na cobrança de honorários. O mais importante de tudo é que você atente-se para que no final não esteja pagando para trabalhar e acabe caindo no prejuízo. 

Controle de honorários

Agora que você já sabe como deve cobrar seus honorários, é importante também saber como controlar seu fluxo de caixa. Com isso, você poderá se planejar financeiramente e aumentar ainda mais sua rentabilidade.

Ultimamente, a procura por ferramentas que auxiliem no controle financeiro aumentou. Questões como economia colaborativa, meio de transportes alternativos, soluções que economizem dinheiro, são bem vistas e bem-vindas. 

O controle de honorários pode parecer uma atividade maçante, mas tenho algumas dicas que irão ajudar. E o melhor, isso refletirá também na produtividade de seu escritório e, por que não, em dinheiro para investir?!

#1 Valores de honorários

Na hora de fechar o contrato com o cliente é possível ter alguns "valores fixos" para cada atividade a ser realizada. Ou seja, situações como, consultas, palestras, diligências, são mais fáceis de estipular valor, pois a execução da atividade é semelhante. 

Sendo assim, tenha em mãos um arquivo com esses valores e sempre que precisar prestar algum destes serviços, será mais fácil provisionar a renda do mês.  

#2 Contas Fixas

Listar todas as contas fixas que você tem no mês é um bom caminho para começar. Assim, quando chegar o próximo mês, você terá mais controle sobre o que precisa ser pago. 

#3 Tenha uma planilha

Se você ainda não sabe por onde começar a economizar dinheiro para investir em algo, uma combinação das outras dicas é utilizar uma planilha para controlar os gastos. 

Para te ajudar, preparamos uma planilha de controle financeiro. Deste modo, é só preencher com suas informações e ela fará todo o cálculo por você. Mas, lembre-se, é preciso preencher com todos os dados para ter o resultado mais certeiro. Para ter acesso à planilha clique aqui.

Se você quer receber conteúdos de Direito e Tecnologia, dicas de como otimizar sua rotina e as novidades do mundo jurídico, cadastre-se em nossa newsletter.

___________________________________________________________________________

t

*Caroline Capra é analista de Marketing Jr da Advise. Produz conteúdos relacionados ao Direito e Tecnologia com o intuito de melhorar a rotina dos advogados.

 

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca