sábado, 24 de outubro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Novo coronavírus como doença do trabalho

O governo brasileiro cobra da Organização Mundial da Saúde (OMS) a classificação do novo coronavírus como pandemia, o que demonstra a sua gravidade.

quarta-feira, 11 de março de 2020

t

Como é de conhecimento geral, há uma crescente preocupação com a disseminação do novo coronavírus, que causa doenças respiratórias. É sabido também, que a principal forma de transmissão se dá por contato de pessoa a pessoa.

Trata-se de doença viral de natureza não ocupacional, mas sua ocorrência depende das condições em que o trabalho é executado e da exposição ocupacional que favorece o contato, o contágio ou a transmissão.

No caso dos trabalhadores que exercem seus serviços em contato com o público (transporte, bares e restaurantes, etc.), há contato rotineiro com um grande número de pessoas, razão pela qual referida doença infecciosa pode ser relacionada ao trabalho. Nestes casos, o ambiente de trabalho é um local de grande potencial de disseminação do vírus.

Desta forma, o novo coronavírus pode ser enquadrado como doença do trabalho, sendo imprescindível a higienização do ambiente do trabalho, bem como o fornecimento de meios adequados para evitar o contágio e disseminação, tais como como máscara e álcool em gel. Importante destacar, que o governo brasileiro cobra da Organização Mundial da Saúde (OMS) a classificação do novo coronavírus como pandemia, o que demonstra a sua gravidade.

No caso de contágio do empregado, é obrigatória a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), sob pena de aplicação de multa administrativa e configuração da prática de crime.

_____________________________________________________________________

t*Lucas Ronza Bento é graduado em direito pela Faculdade Metropolitanas Unidas, pós-graduado em Direito do trabalho, Direito civil e processo civil.  Mestre em Seguridade Social. Atua na área trabalhista, com elaboração de petições, audiências, restrições e pareceres. Em conjunto na área cível e previdenciária.

t

Atualizado em: 12/3/2020 08:17

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS

Marcelo Bechara

Migalheiro desde 2020

Dino Araújo de Andrade

Migalheira desde 2020

Jessica Gilbert Olenike

Migalheira desde 2020

Taís Mota Vaz

Migalheira desde 2020

Alvaro Loureiro Oliveira

Migalheiro desde 2019

Luiz Fernando Pereira

Migalheiro desde 2017

André de Almeida

Migalheiro desde 2012

Nelson Rosenvald

Migalheiro desde 2020

Pedro Gueiros

Migalheiro desde 2020

João Ricardo Tavares

Migalheiro desde 2020

Daniel Zaclis

Migalheiro desde 2019

Publicidade