MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Filhos, guarda e bom senso

Filhos, guarda e bom senso

As regras estabelecidas de visitas, leia-se convívio, dos pais com os filhos devem ser mantidas com as cautelas necessárias para não expor as crianças e adolescentes a qualquer tipo de perigo e para preservar também aqueles que estão no grupo de risco, a exemplo de avós e outros parentes vulneráveis.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Atualizado em 9 de abril de 2020 15:33

t

Em tempos de pandemia e de quarentena muitos perguntam como fica a questão da guarda e direito de visitas dos filhos de pais separados, especialmente quando a guarda é compartilhada. A resposta é única, clara e óbvia: bom senso, sendo base à preservação da vida e da saúde do menor.

Sem qualquer precedente quanto ao assunto no direito de família - alguém imaginaria uma pandemia! - é necessário que os pais cuidem não apenas do bem estar físico dos filhos, mas também do emocional, a exemplo de não afastar de forma imotivada um dos genitores do convívio com o(s) menor(es).

As regras estabelecidas de visitas, leia-se convívio, dos pais com os filhos devem ser mantidas com as cautelas necessárias para não expor as crianças e adolescentes a qualquer tipo de perigo e para preservar também aqueles que estão no grupo de risco, a exemplo de avós e outros parentes vulneráveis.

Com a disseminação do vírus e a preocupação em preservar a saúde da prole, a questão das visitas não é fácil, mas se torna ainda pior se não houver bom senso e sensibilidade entre os pais para decidirem qual a melhor forma de manter a segurança de todos os integrantes da família.

Num primeiro momento, o regime de guarda e de visitas deve ser mantido, obedecendo-se as determinações sanitárias governamentais para a não contaminação familiar e comunitária, mas, caso não seja realmente possível, pode-se utilizar os meios tecnológicos disponíveis para a comunicação entre os filhos e o genitor "prejudicado" e até mesmo ajustadas compensações futuras de convivência/visitas.

Caso um dos pais apresente os sintomas ou esteja contaminado pelo Covid-19, a custódia dos filhos deve ser dada ao genitor sadio até que seja restabelecido o pacto firmado o que, por cautela, deverá ser atestado - a não contaminação ou cura - por autoridade médica.

Contudo, caso não haja possibilidade de diálogo, colocando-se a segurança dos menores em risco ou, por outro lado, usando-se a pandemia para justificar uma eventual alienação parental, deve-se recorrer ao Judiciário que está de plantão em todos os Estados para rever a questão das visitas ou se fazer cumprir o já estipulado.

Como se vê, a administração do convívio entre pais separados e filhos deve ser baseada no diálogo e no bom senso dos genitores, impedindo-se que os efeitos da quarentena contaminem também o campo dos afetos, ensinando-se às crianças e adolescentes que a solidariedade nasce em casa, pois como bem colocou Eduardo Galeano a "solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro".

_____________________________________________________________________

t*Ana Vasconcelos Negrelli, advogada titular de Direito de Família do escritório Martorelli Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca