quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Em tempos de pandemia, a solução é a negociação

Para atenuar os prováveis impactos que podem acontecer durante o período de fechamento dos estabelecimentos e consequentemente a queda nas vendas, a solução para o momento está na negociação.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

t

A pandemia do novo coronavírus está impactando todos os setores ao redor do mundo. O clima é de incerteza e de grandes mudanças no planejamento das empresas. Como não poderia ser diferente, os shoppings no Brasil também foram atingidos com medidas orientando ou determinando o fechamento durante a quarentena, mantendo em funcionamento apenas serviços essenciais como mercados, farmácias e restaurantes (delivery).

Para atenuar os prováveis impactos que podem acontecer durante o período de fechamento dos estabelecimentos e consequentemente a queda nas vendas, a solução para o momento está na negociação.

É necessário sempre manter uma comunicação direta e transparente entre a administração dos empreendimentos e lojistas para entender quais medidas estão sendo adotadas e o que pode ser feito para manter a saúde dos negócios de ambos os lados.

Devido ao momento incerteza que afeta todos, pode existir um movimento para a judicialização dos atuais contratos firmados nos shoppings. Mas engana-se quem acha esse o melhor caminho, uma vez que já ficou provado que o custo judicial versus o ganho é desproporcional. Negociação e a razoabilidade é o que vale nessa hora. É importante que antes de qualquer ação, as partes recorram à boa-fé objetiva.

Colocando todos esses pontos ao debate, é necessário reafirmar que cada relação contratual tem a sua individualidade e isso impactará nas soluções e tudo isso deve ser considerado. É preciso seguir juntos, todos estão no mesmo barco, o que deve prevalecer é a mútua cooperação e lealdade que sempre existiu entre empreendimentos e lojistas.

_________

*Gisele Pimentel é gerente jurídica e de Compliance da ABRASCE

t

Atualizado em: 16/4/2020 13:53

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS VIP

Levi Rezende Lopes

Migalheiro desde 2020

Anna Carolina Venturini

Migalheira desde 2014

Jocineia Zanardini

Migalheira desde 2020

Murillo de Aragão

Migalheiro desde 2018

Guershom David

Migalheiro desde 2020

Camila Crespi Castro

Migalheira desde 2019

Pablo Domingues

Migalheiro desde 2017

Maria Berenice Dias

Migalheira desde 2002

Luciane Bombach

Migalheira desde 2019

Publicidade