MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. O papel do assessor de imprensa

O papel do assessor de imprensa

O assessor de imprensa e o advogado são muito parecidos. Porque um defende o cliente perante a Opinião Pública e, o outro, defende perante a lei.

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Atualizado às 10:14

t

Uma das mais importantes ferramentas que temos é a linguagem. Uma arma humana que pode ser mortífera, inclusive, algumas vezes.

Ser fonte de informações da imprensa, estar munido de boas informações, fazer parte do noticiário, enfim, fazer comunicação sempre será uma ferramenta indispensável a um empreendedor que deseja crescer.

O assessor de imprensa e o advogado são muito parecidos. Porque um defende o cliente perante a Opinião Pública e, o outro, defende perante a lei.

O trabalho estratégico da comunicação empresarial, o jogo de xadrez, sempre me fascinou. E que vai muito além de vendas de serviços e produtos, mas está intimamente associada a imagem e a reputação das empresas, marcas e de profissionais. E pode ser uma atitude importante, quem sabe até possamos dizer, decisiva para que uma corporação cresça, evolua ou desapareça!

Há uma reforma tributária em um Estado extremamente custoso. O Brasil está envolvido na discussão de grandes temas que ainda precisam ser decididos para levarem o nosso País ao desenvolvimento. E qual o papel da imprensa? A imprensa exerce o papel de fiscal do poder. Não é inimiga e nem aliada e, de forma legítima, deve fiscalizar e defender a sociedade. Voltando a questão da linguagem: A imprensa fica nessa teia de relacionamento entre o mercado e as empresas, negócios, corporações.

O assessor de imprensa é um personagem diferente do jornalista da redação, nós trabalhamos nos bastidores, e não sob a "luz da ribalta" para o trabalho de construção e fortalecimento de imagem e marcas. Contratar um assessor de comunicação é uma atitude sábia, mas que precisa ter coerência com objetivos e propósitos para que a comunicação não se perca em discursos vazios. O trabalho de comunicação para o setor jurídico está entre os mais difíceis de ser feito. Requer experiência e vontade de estudar. Assessor de Comunicação é uma profissão nobre, à qual escolhi para a minha vida, e caminhando para os 50 posso contar muitas histórias de crescimento com muita dedicação e construção sólida em minha trajetória profissional. Desejo que esteja tudo bem com todos. Nessa fase da pandemia, já posso sentir mais qualidade de vida. E, algumas vezes, me sinto o Guido do filme "A Vida é Bela", ganhador de três Oscares cujo exercício principal era o de proteger seu filho do horror diário da guerra, tentar ver beleza, e manter os sentimentos em equilíbrio, mesmo diante de tantas mortes. É um bom exercício, recomendo a todos.

__________

*Luciana Juhas é jornalista e diretora da Galeria de Comunicações.

 

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca