MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Entenda as principais razões para automatizar suas rotinas de prestação de contas para a Justiça Eleitoral

Entenda as principais razões para automatizar suas rotinas de prestação de contas para a Justiça Eleitoral

Guilherme Sturm

Seja para a Pessoa Física ou Jurídica, para a Justiça Eleitoral ou Receita Federal, a transparência é fator indispensável para a correta prestação de contas.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Atualizado às 10:33

t

A realização de uma campanha eleitoral é marcada, geralmente, por três momentos, a saber:

1. Captação de recursos para a promoção das atividades da campanha;

2. Uso eficiente e correto do dinheiro arrecadado;

3. E, o mais importante, a prestação de contas, não só à Justiça Eleitoral, mas também à Receita Federal e ainda, à todos aqueles que contribuíram com a campanha.

Ciente disso, resolvemos montar este conteúdo para apresentar algumas razões pelas quais você deve automatizar suas rotinas de prestação de contas. É uma atividade essencial para que tudo ocorra com sucesso.

Maior agilidade e eficiência no processo de lançamento de informações

Podemos destacar a agilidade e eficiência como uma das principais razões pela qual deve automatizar suas rotinas de prestação de contas, não só perante Justiça Eleitoral do Brasil e  Receita Federal, mas também diante de todos aqueles que contribuíram, sejam Pessoas Físicas ou Jurídicas.

Como sabemos, uma campanha eleitoral é uma atividade corrida e ficar atento a cada gasto realizado é fundamental para o processo de prestação de contas. Ora o candidato está em um bairro, ora está em outro, realizando a promoção de suas ideias e tentando, com isso, convencer a mais eleitores a votar nele.

Automatizar o processo de registro das receitas e dos recursos gastos é fundamental para uma prestação de contas eficiente e correta.

Segurança no processo de lançamento das informações

Outro motivo pelo qual deve automatizar suas rotinas de prestação de contas em relação à sua campanha eleitoral é a segurança.

Essa razão complementa a anterior. Pode ocorrer de, por exemplo, o administrador financeiro da campanha esquecer de fazer o lançamento de um ou outro gasto, ou mesmo das receitas dentro do prazo adequado, colocando em risco o processo de transparência contábil, bem como da prestação de contas.

Automatizar o registro de receitas e gastos garante maior eficiência, segurança e produtividade à gestão contábil de sua campanha eleitoral.

Transparência

Seja para a Pessoa Física ou Jurídica, para a Justiça Eleitoral ou Receita Federal, a transparência é fator indispensável para a correta prestação de contas.

A transparência, hoje, se coloca mais do que apenas uma opção que deve ser adotada por um candidato a um cargo eletivo. Apresenta-se como uma obrigação que deve ser observada em um processo de campanha eleitoral, seja a nível municipal, estadual ou federal. É nada mais, nada menos que o básico bem feito, é o mínimo!

O dinheiro recebido por um candidato para realizar a sua campanha eleitoral é público (quando vem do fundo eleitoral ou fundo partidário), e os órgãos de fiscalização obrigam o candidato a entregar relatórios das receitas e de seus gastos, para saber se os recursos foram utilizados de maneira lícita, com base na legislação eleitoral vigente.

No entanto, mesmo que o dinheiro não venha diretamente dos fundos públicos, prestar contas corretamente é fundamental para que o candidato construa uma imagem positiva perante a sociedade. Observar isso é uma questão essencial em um processo de campanha eleitoral.

_________

*Guilherme Sturm é CEO da Essent Jus.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca