sexta-feira, 23 de outubro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

O combate ao coronavírus

Este breve artigo objetiva apenas lembrar alguns aspectos às autoridades, que são fundamentais para percepção do combate a este inimigo invisível, que se tem revelado devastador e o maior que a humanidade já enfrentou.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

t

Lembro o primeiro aspecto que é a competência privativa da União, pelo inciso XVIII do artigo 21 "para planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas".

Tal dispositivo não exclui a competência concorrente de Estados e municípios subordinado à orientação superior da União (artigo 24), lembrando-se que a competência exclusiva de atribuições (artigo 21), legislativa (artigo 22) da União prevalece sobre a legislativa e concorrente das entidades federativas (artigo 23).

O sentido da Constituição foi de que o combate às calamidades públicas teria que ser conjunto de União, Estados e municípios,  mas dentro de uma orientação superior, que seria da União.

Este aspecto traz como meta primeira no combate às calamidades públicas o trabalho conjunto, harmônico e eficaz, por cima de divergências políticas e ideológicas, para o bem da sociedade, na tentativa de vencer os problemas decorrentes das calamidades.

Em minha opinião, esta colaboração dos governos de todas as entidades federativas é essencial para vencermos o mal do coronavírus, cabendo as iniciativas de cada Estado ou Municípios serem articuladas à bem da nação, como já está ocorrendo em alguns países, com situação e oposição se unindo num esforço conjunto.

Meu apelo é que sejam superadas as divergências políticas e  possam todas as autoridades buscar um planejamento real, conjunto para vencer este inimigo invisível, como já está ocorrendo em alguns setores de todos os governos.

_________

t*Ives Gandra da Silva Martins é presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio/SP. Professor emérito da Universidade Mackenzie e das Escolas do Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) e Superior de Guerra (ESG). Advogado e fundador da Advocacia Gandra Martins.

Atualizado em: 12/5/2020 10:41

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

AUTORES MIGALHAS

Fernanda Pederneiras

Migalheira desde 2019

Anne Joyce Angher

Migalheira desde 2020

Renee do Ó Souza

Migalheiro desde 2008

Geraldo Valentim Neto

Migalheiro desde 2004

Daniel Senna

Migalheiro desde 2020

Adeildo Nunes

Migalheiro desde 2003

André Cogo Campanha

Migalheiro desde 2019

André Abelha

Migalheiro desde 2017

Roberto Delmanto

Migalheiro desde 2008

Gisele Amorim Zwicker

Migalheira desde 2017

Eduardo Knesebeck

Migalheiro desde 2020

Rodrigo Carvalho Samuel

Migalheiro desde 2020

Publicidade