MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Supremo de frango à moda do chef

Supremo de frango à moda do chef

É mais do que hora de o capataz receber as suas contas que na verdade, estão muito negativas, dignas de uma falência múltipla do capataz e dos seus órgãos. Democraticamente.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Atualizado às 08:19

t

Essa receita era muito usual nos velhos tempos do movimento/ditadura (?) de 1964, mas voltou para o cardápio nesses últimos dias com toda a força. Vamos a ela.

O ingrediente principal é o frango, claro. Hoje em dia compra-se o frango congelado ou resfriado nos fornecedores, destacando-se o intenso uso do delivery como instituição internacional nestes tempos de covid-19, tristemente presente entre nós de forma muito mais agravada do que poderia ser1. Mas para que a receita fique mesmo boa tem de ser frango fresquinho, apanhado vivo, morto e depenado na mesma hora. Para conseguir esse frango, bastou ao nosso Chef atravessar a rua para encontrá-lo. Observe-se que, dependendo da quantidade de convivas, pode ser um frango só, dois, cinco, até onze. Naquele dia bastou um, talvez como aperitivo.

Quem nunca cercou um frango num galinheiro não sabe o que ainda é em muitos lugares uma das mais importantes e divertidas experiências da vida (claro, não para o frango). Para assim se fazer o melhor é que ele seja apanhado desprevenido.  Acontece que ele (o frango, não o Chef), no mesmo momento em que vê o seu algoz começa a correr para todo o lado, cacarejando alto, fazendo o maior escândalo, e daí que fica cansativo pegá-lo, pois é muito esperto. Dessa forma é melhor levar um bando de ajudantes que cercarão o frango até que ele não tenha para onde escapar. Sendo mais gente, uns vão ajudar a cercar o frango e os outros só vão olhar. Gente demais atrapalha. Naquele dia do retorno do supremo de frango ao cardápio havia acompanhantes do Chef que foram levados para fazerem a emboscada ao galináceo, voluntários (poucos) e involuntários forçados (a maioria), estes sem saber o que estava acontecendo e que ficaram por ali com cara de vaca na horta, já que estamos falando da fauna doméstica. Se fosse o caso de tratar-se de política, poderia se dizer que haveria entre os agregados do Chef inocentes úteis, inocentes não úteis e muitos culpados de querer ajudá-lo a fazer um prato para lá de indigesto, em proveito próprio.

Chegando inopinadamente ao galinheiro, a caça ao frango em questão foi bem diferente das que eu conheci, porque o Chef fez questão de explicar-lhe a filosofia de sua participação na receita. Normalmente frango não tem o direito de manifestar-se (ou de cacarejar). Ele vai para a panela e pronto. Mas aproveitando a oportunidade rara de uma contestação, ele disse que não desejava fazer parte do banquete que o Chef pretendia preparar com a sua ajuda, mesmo porque a receita estava desvirtuada. Isto porque, como frango que era, não podia entregar o peixe que lhe era solicitado. Havia clara incompatibilidade entre a sua função normal no supremo, em tese, cuja preparação se pretendia, e o que efetivamente se lhe pedia.

No fundo, o que o Chef desejava era que ele, frango, convencesse outros moradores daquele galinheiro a fazerem parte do tal supremo, cuja receita quebrava as mais respeitáveis tradições daquela antiga iguaria. Mas, como todo mundo sabe, frango não cisca na pocilga, não come a grama da vaca e nem avança sobre a ração dos peixes do laguinho. Cada macaco no seu galho, informou o frango ao Chef. Ou cumpro o meu dever inato de ir assim para o fogo, ou não conte comigo, afirmou ele.

O Chef não prestou a mínima atenção à peroração do frango porque, no lugar do tal supremo, ele já tinha pensado que o melhor seria mesmo uma paella, na qual ele jantaria não só aquele frango, mas todos os habitantes do galinheiro e todos os demais bichos daquela fazenda, em uma orgia gastronômica que deixaria Gargantua e Pantagruel na maior depressão.

Já que o frango tergiversou, o Chef retirou-se com os seus ajudantes. Ele estava dando tempo ao tempo e, portanto, aquele não era o fim, certamente, mas só o começo. Pela vontade do Chef o supremo de frango só estava adiado e outros pratos seriam também preparados juntos no seu devido tempo. O galinheiro e toda a fazenda que se cuidem.

Esse acontecimento levou-se a uma reflexão sobre a vida nas fazendas democráticas. Quando ela é muito grande (diferente da Grécia do modelo direto), o dono (povo) fica na supervisão (por meio do voto) e escolhe um capataz para tocar o dia a dia. O capataz recebe as suas instruções, constantes de um Manual, e deve segui-las rigorosamente. Os atos dele são fiscalizados por pessoas de confiança do dono, os quais reportam as falhas do capataz. Essas podem ser classificadas como resultado de negligência, imprudência e imperícia (que as pessoas do direito chamam de culpa). Outras correspondem a desobediências voluntárias, mais graves, consideradas como dolo pelos mesmo juristas. Uma vez caracterizado o dolo, ele determina a demissão do capataz.

O que se tem visto é que o capataz (o nosso mesmo Chef) rasgou o Manual e jogou as folhas numa fogueira, tendo dito que ele mesmo é o Manual, a ser respeitado. Mas pelos feitos do capataz, parece que esse manual que ele diz ser foi escrito por uma formiga que atravessou uma gota de cachaça e suas não-regras têm mais curvas do que a antiga estrada de Santos, e não levam a lugar algum. Elas funcionam como os jogos de mesa, no qual os jogadores vão para a frente e voltam várias casinhas para trás, conforme o resultado dos dados, para depois seguir de novo em frente de forma errática. Isso tudo tem acontecido em meio a uma crise sem precedentes no campo. E, assim, não tem fazenda que aguente.

É mais do que hora de o capataz receber as suas contas que na verdade, estão muito negativas, dignas de uma falência múltipla do capataz e dos seus órgãos. Democraticamente.

_________ 

1 Ave, Chef, morituri te salutant!

_________ 

*Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa é sócio de Duclerc Verçosa Advogados Associados. Professor Sênior do Departamento de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca