MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A crise coeva da fé pública extrajudicial

A crise coeva da fé pública extrajudicial

Ricardo Dip

Os tempos atuais são de crise teórica e prática da fé pública extrajudicial.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Atualizado às 14:00

t

Sabe-se da importância da fé pública - atributo delegado pela soberania política nas instituições das notas e dos registros -, importância que a doutrina sempre reconheceu, até por, historicamente, não se caracterizar o notariado latino antes da delegação desta potestade de fé aos scribæ medievos, a partir dos séculos XII e XIII.

É dizer que, na Antiguidade, no Direito justinianeu e na Alta medieval, exatamente à míngua da potestade de dação da fé pública, não havia, ainda, o notário do tipo latino, mas somente o escriba seu ancestral. Era este, é bem verdade, nutrido de uma trajetória de probidade (lembremo-nos aqui, brevitatis causa, dos juramentos notariais cuja origem remonta ao início do século IX) e de um constante e paulatino aprendizado, mediante a experiência das artes do trivium, mormente da retórica, a cujo estudo e prática tiveram os antigos escrivães de, com resignação, recorrer, desde que Justiniano, por meio da Constituição Omnem (16/12/533), restringiu em muito os lugares onde se poderia, então, estudar o Direito.

Embora não seja uma instituição criada pelo Estado, mas, isto sim, predominantemente uma instituição comunitária, social, em muito tributária de gestação anterior ao concurso do poder político, o notariado latino não se completa em sua configuração sem que se acrescente à auctoritas comunal a potestas da fé pública que lhe foi delegada pelo poder político. Desta maneira, o elemento publicístico fundamental na caracterização do notário latino é o da dação da fé pública, a que se pode agregar a tarefa de controle da legalidade, ao passo em que seus elementos privatísticos - ou, talvez melhor, comunitários - podem resumir-se no caráter liberal de sua profissão jurídica.

Os tempos atuais são de crise teórica e prática da fé pública extrajudicial.

Parecerá um tanto surpreendente, neste quadro, e dada a vistosa relevância que se deve apontar no status público das funções do notário e do registrador - na medida em que, seguindo um modo simplificado de dizer, são "testemunhas qualificadas", a ponto de suas asserções só perderem em via jurisdicional a presunção de que exatas e integrais (cf., a propósito, o art. 427 do Código nacional de Processo Civil) -, mas, repete-se: parecerá um tanto surpreendente que a atual Lei brasileira de Registros Públicos, a 6.015/1973 (de 31/12), nenhuma referência contenha ao termo "fé pública" extrajudicial  (tampouco esse termo se mencionou no regulamento registral de 1939 - decreto 4.857, de 9/11/1939, ou em um seu antecedente, o decreto 370, de 2/5/1890, ou, em mais remota normativa de registro, a lei imperial 1.237, de 24/9/1864).

Também silentes em nomeá-la o Código Civil brasileiro de 1916 e a lei 7.433/1985 (de 18/12; a frequentemente apodada "lei das escrituras"), a fé pública foi referida, entretanto, em três de nossas leis civis mais recentes: no Código Civil de 2002 (art. 215), no Código de Processo Civil de 2015 (art. 427) e, antes, no art. 3º da lei 8.935/1994 (de 18/11: "Notário, ou tabelião, e oficial de registro, ou registrador, são profissionais do direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro").

Ainda que a carência de robustez de textos normativos muito haja influído negativamente no tratamento doutrinário que se tem dado entre nós ao tema da fé pública extrajudicial - porque, por mais que estejamos nos tempos teóricos de um delenda Kelsen, há um dominante positivismo implícito em amplo número de nossos doutrinadores (a que se junta o positivismo sociológico do ativismo jurisdicional e judicial-administrativo) -, não se podem ignorar algumas incursões relevantes neste capítulo, desde o excelente (mas incompleto) Órgãos da fé pública, de João Mendes Júnior, até a, sem embargo de concisa, substancial incursão de Walter Ceneviva, em seu Lei dos notários e dos registradores comentada, em que esta especial modalidade de fé pública, a extrajudiciária, conceitua-se tanto certeza (aspecto subjetivo) quanto verdade (aspecto objetivo) do que em seus livros oficiais assentam os notários e registradores, bem assim quanto ao que eles certificam, no exercício de suas funções.

Os tempos atuais são de crise teórica e prática da fé pública extrajudicial. Há quem diga até mesmo tratar-se de anarquia funcional, tamanha a confusão que neste assunto se estabeleceu, quer de fato, quer num plano normativo, e não só entre os diferentes modos de fé extrajudicial, mas também em relação a seus vários efeitos endógenos. Determinações judiciário-administrativas de reconhecimento de firma em cartórios de registro; autorizações para que títulos judiciais sejam extraídos pelo extrajudicial; tabelionização do judiciário substituinte do notariado em matéria de inventários, separação e divórcio; certificações de escrivães judiciais relativas a fatos estranhos aos livros e processos de seus ofícios; ruptura do princípio da imediatidade notarial, etc. - eis aí um conjunto de episódios que anuncia a confusão e prognostica problemas avistavelmente graves.

Fazem falta, para logo, algumas distinções modais. A fé notarial e a registrária possuem alguns aspectos comuns - assim, a fé de confirmação (fides confirmationis) e a fé de confecção (fides confectionis) que dão espeque às certificações de assentos lançados em seus livros ou de processos constantes de seus correspondentes ofícios. Mas a fé pública notarial apresenta duas outras dimensões que não se encontram na fé pública do registrador: a fides cognitionis (i.e., a fé de conhecimento) e a fides notariorum stricto sensu, que é a fé mais típica dos notários, moldada, ainda que com alguma insuficiência, ao aforismo clássico de visu et auditu suis sensibus (do que se vê e se ouve pelos próprios sentidos, vale dizer, pela visão e audição).

Para que se tenha um exemplo atual da anarquia entre nós estabelecida quanto a estas duas modalidades, consideremos o fenômeno da "notarialização" (passe o neologismo) do registrador no processo extrajudicial de usucapião, objeto do art. 1.071 do vigente Código de Processo Civil (ou art. 216-A da lei 6.015, de 1973). Essa notarialização do registrador é propiciada por dois motivos: um, o de que ele próprio, registrador, gera o título que vai registrar (e formar título no extrajudicial, seja no aspecto propriamente jurídico, seja no plano documentário, é próprio do tabelião de notas e não do registrador, ressalvada a hipótese de certidões); segundo, porque, dando-se o caso da necessidade de vistoria do imóvel ou de audiência de testemunhas pelo registrador, ali haverá possível exercício da fides notariorum ex visu et auditu, e quanto à audiência, além desta modalidade de fé, também a da fides cognitionis.

De par com isto, esta relativamente moderna instituição do processo extrajudicial de usucapião trouxe à tona um problema que exige detida consideração: o discrimen das partes da ata notarial e, nelas, a distinção entre o que atrai a eficácia analítica e a eficácia sintética da fé pública notarial. Como se diz em bom português, "é assunto para mais de metro", a cujo estudo se convocam os doutrinadores de boa vontade. 

__________

tO artigo foi publicado na Revista do Advogado, da AASP, ano XXXX, nº 145, de abril de 2020.

 

 

 

 

__________

*Ricardo Dip é desembargador do TJ/SP, desde janeiro de 2005. Magistrado de carreira, com ingresso no Judiciário paulista em 1979, foi juiz do Tribunal de Alçada Criminal do mesmo Estado, a partir de 1994. Presidiu a Turma Especial de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo. Foi secretário-geral da Escola Paulista da Magistratura. No biênio 2016-2017, presidiu a Seção de Direito Público dessa Corte. Atualmente, além das funções jurisdicionais na 11ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça paulista, é supervisor da Biblioteca e coordenador do Departamento de Gestão do Conhecimento Judiciário do mesmo tribunal. 

Associacao dos Advogados de Sao Paulo

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca